A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

09/08/2018 13:57

TSE mantém horários locais para início e fim da votação neste ano

Proposta de Gilmar Mendes para manter horário unificado em todo o Brasil foi rejeitada

Felipe Pontes, da Agência Brasil
Seção eleitoral em Belém (PA); votação  será realizada obedecendo ao fuso horário de cada região. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)Seção eleitoral em Belém (PA); votação será realizada obedecendo ao fuso horário de cada região. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira (9), por unanimidade, manter os horários de votação inalterados para a votação deste ano, obedecendo aos fusos horários locais, sempre das 8h às 17h em todas as unidades da Federação.

Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.

Para que os resultados fossem apurados no mesmo momento, porém, seria necessária uma antecipação do início da votação em estados como o Acre, cujo fuso horário é ao menos duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília.

“Parece que qualquer das soluções possíveis revela aspectos positivos e negativos”, disse a ministra Rosa Weber, que será presidente do TSE durante as eleições. Ela elogiou a iniciativa de Gilmar Mendes, mas votou por manter os horários atuais. Segundo a ministra, “inúmeras dificuldades implicariam o início das eleições, devido ao fuso horário, ainda pela madrugada”.

O atual presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse ter recebido diversas reivindicações de presidentes de TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para que fossem mantidos os horários. Ele lembrou haver “Estados bem carentes que teriam que começar a distribuir o material às 3 horas da manhã”.

Partidos têm até domingo para definir candidatos a vice, diz TSE
Partidos políticos têm até este domingo (5) para definir candidatos e também os vices nas chapas, além das alianças e coligações. Segundo resolução d...
Presidente do TSE afirma em processo que Lula está inelegível
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, considerou hoje (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível. A af...
TSE aprova auditoria em urnas eletrônicas no dia da votação
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem (29) uma alteração na resolução que trata da fiscalização das urnas eletrônicas, que pa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions