ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE prepara uso da urna biométrica para eleições de 2014

Redação | 07/10/2008 09:55

Embalado pelo êxito da urna biométrica, que identifica o eleitor por meio de sua impressão digital, utilizada experimentalmente nas eleições de domingo (5) em três municípios - Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO) -, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, já prevê que, nas eleições de 2014, o equipamento será usado em todo o país.

O presidente explicou que a urna biométrica, ao identificar a impressão digital, impede que uma pessoa vote por outra ou vote duas vezes. Ele reconhece que esse equipamento é mais caro - aproximadamente US$ 700, em contraste com os cerca de US$ 500 da urna em uso -, mas defende a tese de que não se pode discutir o preço quando é a segurança que está em foco.

Para Ayres Britto, a urna biométrica representa o futuro, sem qualquer dúvida, pois seria totalmente à prova de fraudes. Para implantar o seu uso em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral terá de organizar um cadastro de impressões digitais que seja confiável. Com isso, o registro dos títulos eleitorais precisará ser refeito.

O presidente do TSE informou ainda que há muitos recursos de candidatos que ainda não foram julgados pelo órgão. Por causa disso, afirmou ele, o tribunal fará sucessivas sessões extraordinárias com o objetivo de julgar esses recursos antes da diplomação dos eleitos, dando preferência aos que ainda disputarão o segundo turno das eleições municipais.

Nos siga no Google Notícias