A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

10/04/2013 17:52

Unânime, Tribunal de Contas aprova devassa na administração de Bernal

Zemil Rocha
Waldir pode adotar medidas cautelares contra Bernal (Foto: João Carrigó)Waldir pode adotar medidas cautelares contra Bernal (Foto: João Carrigó)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acaba de aprovar, por unanimidade, em sessão reservada, Inspeção Extraordinária na Prefeitura de Campo Grande a fim de devassar documentos sobre atos financeiros do prefeito Alcides Bernal (PP) na aquisição de gasolina para a frota municipal e transferências (remanejamentos e suplementações) de verbas orçamentárias.

Relator do Pedido de Averiguação Prévia, o conselheiro Waldir Neves apresentou relatório pedindo que a investigação se concentrasse apenas na compra de combustível, mas o Ministério Público Especial junto ao TCE pediu que também fosse incluída a verificação das transferências orçamentárias, por entender que o assunto é “controverso”.

Durante a sessão, Waldir Neves informou aos demais conselheiros que outras denúncias chegaram ao seu conhecimento e serão investigadas. “Sempre que necessário vamos adotar novas averiguações prévias e se for preciso adotar medidas cautelares”, avisou Neves.

Aliás isso já aconteceu no mês passado. No dia 16 de março, o Tribunal de Contas suspendeu cautelarmente a licitação para a compra de merenda escolar pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), através da Superintendência de Abastecimento Alimentar. O pregão seria aberto na tarde daquele dia e teve que ser cancelado, em razão de o TCE ter considerado que havia exigência no edital que poderia beneficiar determinado fornecedor.

A partir de agora, com a aprovação da Inspeção Extraordinária, técnicos do TCE farão plantão na Prefeitura de Campo Grande e cobrarão documentos sobre o contrato emergencial de compra de gasolina, firmado sem licitação com o Posto Emanuele Ltda por seis meses, no valor 855 mil.

Também serão analisadas todas as transferências de rubricas orçamentárias, que totalizam R$ 40 milhões até agora. A essas transferências o secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Campo Grande chama de “suplementações” e garante que estão dentro do limite de 5% (R$ 135 milhões) aprovado pela Câmara, enquanto os vereadores a definem como “remanejamentos” que não teriam passado por autorização legislativa.

Impessoalidade - O conselheiro Waldir Neves, relator do Pedido de Averiguação Prévia, considerou que a anulação da licitação anterior da compra de combustível acabou sendo seguida pela ausência de impessoalidade na escolha do fornecedor. O TCE acatou esse entendimento, ao decretar a inspeção.

Neves garantiu que vai cumprir com celeridade todas as investigações sobre os atos financeiros objetos da Inspeção Extraordinária. E lamentou que o prefeito Alcides Bernal não procure esclarecimentos no TCE para evitar os erros.

“As portas do gabinete estão abertas para receber todos os prefeitos, inclusive o Bernal. Nosso primeiro objetivo é orientar e tirar dúvidas, mas não teve nenhuma visita do prefeito de Campo Grande. O que estamos fazendo não é perseguição, estamos investigando com base em denúncias de vereadores, da imprensa”, afirmou o conselheiro.

 

 

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


Bernal que Deus proteja voce.....deixem o politico trabalhar em paz é só 4 anos , se não trabalhar não votamos mais é simples ....entenderamkkkkkk
 
antonio carlos popderoso em 30/09/2013 18:49:57
E o Bernal?
Santo milagreiro...
E nu éh que o omi faiz milagres memo, até ressuscita mortus, o TCE, purque nunca feiz nada antis, kkkk é piada.
 
Maria Lina Rodrigues em 11/04/2013 20:30:55
ELY MONTEIRO, estou contigo e não abro. Também confio neles e acho que são pessoas honestas e que não agem com qualquer intuito político. Também acredito que Peter Pan, Bela Adormecida, a Cuca e o Saci Pererê deveriam ser investigados pela Corte de Contas deste estado.
E tenho dito!
 
Marcelo Monteiro Montessoure em 11/04/2013 11:52:08
e a CPI DA SAÚDE NADA, SEMPRE A SAÚDE PUBLICA EM ULTIMO LUGAR, PARABENS A VCS
 
Milton Nogueira em 11/04/2013 11:20:30
se vocês tem em mãos denuncias de vereadores e da imprensa, averiguem, se for verdade tomem as decisões cabíveis, e se nada disso for verdade que os denunciantes pelo ao menos se retratem, e deem as caras, porque o povo merece a verdade, mas por favor sejam imparciais quanto a partidos, será que isso é possível? chega de falácias apresentem provas, porque falar até papagaio fala e tanta falação é já está me fazendo ter mais nojo desse jogo sujo, que tem sido a politica nesse estado e nesse pais.
 
fabiana rodrigues em 11/04/2013 10:10:29
Aos amigos as benesses da lei, aos inimigos os rigores da lei.
 
Anita Ramos em 11/04/2013 09:54:47
Isto não é 1º de abril não gente, isto é a turma do nosso governador derrotado nas urnas colocando as mangas de fora para atrapalhar o desenvolvimento de nossa cidade, que apos 16 anos deixou de ser comandada pelos LOBOS, que se vestiam de cordeiro.
Como a TETA está secando, eles estão se movendo para não perder o que haviam conseguido ao longo de uma administração facciosa, e enganadora.
Cidadães Campo Grandense vamos abrir nossos olhos, vamos marcar o nome deste que estão jogando contra o nosso município, vereadores, deputados, senadores e governantes, pois muitos deles vão pedir votos na próxima eleição.
``Engraçado 16 anos de poder, onde estava a turma do tribunal de contas, agora com 100 dias eles apareceram.``, seria muito cômico, se não fosse trágico para a nossa cidade.
 
Marcos José em 11/04/2013 09:47:48
Não aprovo a administração do Sr. Jesus Peralta Bernal, porém ele tem que se elembrar que o Collor caiu porque não dividiu o bolo. Impressionante o TCE, nem lembrava que existia esse órgão ainda.
 
Rinaldo Ribeiro em 11/04/2013 09:30:47
Eles pensam que a população e besta, tá na cara que o Bernal está sofrendo perseguições da turminha que sempre mamou nas tetas do municipio!
Nao aceitam perder e ouvir um pouco de verdades??? Deixa o prefeito trabalhar gente e vao procurar o que fazer!!!
A camara de vereadores nao trabalha mais pra ficar procurando alguma coisa pra atrapalhar o Bernal, agora o TCE tambem...Esse estado é uma vergonha mesmo...Enquanto isso a saúde esta uma balbúrdia, a educação tb e a segurança nem se fala, policia mal paga, pior salario do País!!! Até o pior criminoso do Estado ta fugido (maniaco da cruz) afffffffffff!!!
Por favor autoridades, vcs poderiam se preocupar com essas coisas nao é???
 
tatiana alencar em 11/04/2013 09:15:06
Quanta pobreza ainda ter gente que confia neste TCE que nunca apontou, nunca fiscalizou e nunca puniu ninguem neste estado, agora só ta querendo aparecer porque são todos pau mandados dos políticos que não aceitam sair do poder. Devia estar contribuindo para a administração, afinal o tempo de disputa acabou, agora é hora de somar forças para fazer deste estado o melhor e não ficar só procurando encontrar erros em tão pouco tempo de administração.
 
AUGUSTO CANDIDO DA SILVA em 11/04/2013 09:11:17
Uai, sô!!!!! Estou cada dia mais convencido de que foi bom demais, ter votado nesse tar de Bernal. O omi está operando verdadeiros milagres. Quem nunca falou, está falando, Quem nunca ouviu, está ouvindo. Quem nunca andou, está andando, Quem nunca perguntou, está perguntando, Eu não sabia que ia ser tom bom assim, sô. Eta trem bom demais da conta.
 
José Nascimento em 11/04/2013 09:08:09
quem não deve não teme, se começassem essas devassas a 20 anos atrás, no estado e nos municipios, com certeza teriamos um ms bem melhor, como diz a musica; ¨porque será que so agora, tão somente agora, acho que todos deveriam respeitar um prefeito eleito pela maioria, são os nossos votos, e o pais é ainda uma republica democrática, é o que penso e,ainda sou livre para pensar.
 
claudenir a a angelo em 11/04/2013 09:03:39
Isso ai é tudo comprado pelo Andrezão. É assim mesmo que o coronel age. Já eu vou esperar os 4 anos terminarem pra poder comparar alguma coisa deste governo.
 
Lucio Teles em 11/04/2013 08:43:02
Politico é um ânus onde tudo se assenta menos o humano.
 
joao luiz baisj em 11/04/2013 08:29:23
E o Bernal?

kkkkk, Vai cair logo logo, é só cagada atrás de cagada, ninguém mandou votarem nele.
Se as suas crianças estão sem merenda, a culpa é sua! É uma verdadeira chuva de cancelamento de licitações e contrato de emergência, e cada contratação emergencial o valor é superfaturado, será que essa diferença está pagando seu apartamento de luxo?
Sem falar de sua mudança de uma casa de R$ 300.000,00 para um apartamento de R$ 1.700.000,00.
Acorda meu povo, ou teremos que esperar mais 4 anos com esse incompetente no poder?
Eu não entendo porquê o Midiamax só fala bem do Bernal, esses sites de notícia deveriam ser imparciais, ou será que ganha alguma coisa para defende-lô?
 
Guilherme F. Tenório em 11/04/2013 08:29:19
LEGAL, MAS TEM QUE CHECAR TUDO, AS LICITAÇÕES DO LIXO, DO TRANSPORTE COLETIVO, E O DESTINO DO DINHEIRO DO ALUGUEL DA CAMARA.
VAMOS APROVEITAR
 
adrielle pereira em 11/04/2013 08:18:25
O TCE fiscaliza a prefeitura? Que novidade! Enfim o TCE resolveu sair do anonimato, (na administraçao da oposiçao). Tomara que continue fazendo esse trabalho em todas as administraçoes.
 
Sidnei Lopes da Cunha em 11/04/2013 08:12:10
Valdir Neves, TCE, isso existe ? nunca ví esse pessoal trabalhando ! esquisito !
 
joldmar silva em 11/04/2013 08:09:56
Graças a Deus que o Bernal ganhou a eleição, porque assim até esse tribunal, efetivado pelos politicos, apareceu querendo trabalhar. Mas o interessante é o nome doce que flutua no meio, o Bernal, foi, o Bernal veio. Vão trabalçhar, deixa o car, foi o povo na maioria que colocou, na legalidade eleitoral. Quem trabalha honesto politicamente neste País? Quando o elemento faz o seu salário sem consultar o pagador de imposto, está sendo honesto?????
 
luiz alves em 11/04/2013 07:30:10
Seria muito bom se fosse sempre assim, a atuação do TCE, vamos estender essa atuação ao governo estadual, is também existem muitas denuncias sem averiguações e algumas no STJ aguardando autorização da assembleia. Porque quem não deve não teme, Não é Senhor Waldir Neves.
 
Valdir Dantas Junior em 11/04/2013 00:26:49
Porque nao fizeram essa devassa na administracao de andre puccinelle e nelsinho trad, agora resolveram fazer uma devassa em uma administracao de 100 dias, isso e uma piada. So confi
 
jose roberttto em 10/04/2013 21:03:32
Gostariam que investigassem o Governo do Estado por gastar tanto com publicidade 132 Milhões em 2 meses e 135 mil com a saúde publica também em 2 meses, ops esqueci que quem nomeou os relatores do tribunal de contas foi o Governo do Estado.
 
Marcelo I. Moraes em 10/04/2013 20:52:59
É impressionante como as coisas acontecem, no governos anteriores, fizeram e aconteceram e ninguém fez nada, ninguém viu defeito na administração deles. Agora que ouve uma mudança para o bem da população, que cansou de lorotas, vem esses "ROBOSINHOS" e "MARIONETES" do governador fazer de tudo para prejudicar a administração de Campo Grande. Por que simplesmente não aceitam uma derrota que eles achavam que jamais aconteceria, pois se julgavam acima do bem e do mal e a população mostrou que eles não eram e não são. Sejam concientes senhores vereadores e conselheiros do TC, vocês não são e nunca foram exemplos pra ninguém, por tanto deixem de ser hipócritas, demogogos e esperem as coisas acontecerem. Pensem em Campo Grande.
 
Luis Carlos Espíndola em 10/04/2013 20:52:00
Creio que nunca se houve tanta denúncia na Administração do prefeito Bernal em apenas 100 dias de mandato. Na Administração anterior não se via tanto, agora pergunto, por que? Parece que partido pequeno não tem vez neste País, ganha a eleição e pressão aumenta.Ora! Nem deu tempo do Bernal mostrar serviço. Assumiu a prefeitura num momento de tanta chuva que não deu para ele conseguir solucionar o que a Administração anterior deixou, ou seja, um exemplo é o bairro Joquei Club, ali as águas entravam nas casas desde que construiram a Avenida. Não teve solução na Administração anterior e dificilmente terá nesta, só um milagre. Entra prefeito, sai prefeito e não dá nenhuma solução para o problema. Pergunto: Quem poderá nos ajudar?Nessas alturas do campeonato, creio que nem nesta Administração.
 
Aurelio Alvares em 10/04/2013 20:40:03
AGORA SIM EU ESTOU COMEÇANDO A VER UMA LUZ NO FUNDO DO TUNEL QUE É O FRACASSO QUE CAMPO GRANDE ESTA TENDO. TCE EU CONFIO EM VOCES QUE SÃO PESSOAS HONESTAS VÃO EM FRENTE QUE VERÃO CADA COISA FEIA POR AI.
 
ELY MONTEIRO em 10/04/2013 19:55:54
Isso aí com todo o respeito é escandaloso.Soa como perseguição política do afilhado político do André Puccinelli. Isso é que dá ter indicação de políticos para o TCE, acaba transformando a corte de contas num instrumento de vinganças e de complacências.
 
Edgar Calixto Paz em 10/04/2013 19:30:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions