ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Valter quer encontro de contas de produtores e governo

Redação | 18/03/2009 12:38

O senador Valter Pereira (PMDB) voltou a defender um "encontro de contas" entre os segmentos envolvidos na cadeia produtiva e o governo federal com o objetivo de buscar saídas para a crise enfrentada pela pecuária brasileira.

A proposta foi feita durante audiência pública que reuniu integrantes da cadeia da carne, parlamentares e representantes do governo.

Para ele, a medida é fundamental para que as empresas em dificuldades possam alavancar o crédito necessário para sanear suas dívidas.

Na condição de presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Reforma Agrária do Senado, Valter Pereira destacou a necessidade de o Congresso Nacional, governo e as forças produtivas que formam a cadeia da carne, debaterem à exaustão os problemas que afetam o setor.

"Inicialmente precisamos entender todas as características do setor, as dificuldades no que diz respeito à questão da produção em si e também relacionada à carga fiscal. Qual o montante dos créditos tributários? Questões como essa, e muitas outras, precisam ser esclarecidas", declarou o parlamentar.

Para ele, a audiência pública realizada hoje foi de extrema importância para avançar na discussão do assunto.

"Trouxemos a esta Casa o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, representante do Banco do Brasil e os presidentes da Associação Brasileira de Frigoríficos, da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne e da Confederação Nacional da Agricultura, além de termos reunido aqui senadores que estão preocupados com as dificuldades que o setor vem enfrentando. Com absoluta certeza, demos um passo importante no sentido de buscar solução a esses problemas", enfatizou.

Segundo o senador sul-mato-grossense, a questão da liberação dos créditos tributários para socorrer os frigoríficos em dificuldades, cuja falta de liquidez vem produzindo a redução no volume de abate e dispensa de funcionários, deve atender também as médias empresas que atuam no setor.

"Temos de ampliar essa discussão. Não podemos admitir que apenas os grandes frigoríficos sejam socorridos", frisou.

Nos siga no Google Notícias