A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/08/2013 14:52

Vereadores de Campo Grande gastam R$ 1,3 milhão no semestre de 2013

Zemil Rocha
Vereadores consumiram nos gabinetes 88,68% da verba disponibilizada no semestre (Foto: Arquivo)Vereadores consumiram nos gabinetes 88,68% da verba disponibilizada no semestre (Foto: Arquivo)

Os 29 vereadores de Campo Grande utilizaram R$ 1.296.161,41 da verba de gabinete nos seis primeiros meses deste ano, o primeiro da atual legislatura. Com o limite seria de R$ 1.461.600,00, conforme a regulamentação constante do Ato da Mesa Diretora nº 001/2013, os membros da Câmara consumiram o equivale a 88,68% do total disponível. A verba, de caráter indenizatório, nada tem a ver com o salário mensal de R$ 15.031,76 para cada vereador.

A verba indenizatória, cujo limite máximo por vereador é de R$ 8.400,00 por mês, refere-se a gastos de gabinete, combustível, passagens, telefone, contratação de consultorias, assinaturas de revistas e divulgação, entre outros, reembolsados pela Mesa Diretora a partir da apresentação de notas fiscais comprobatórias das despesas realizadas.

O vereador assume inteira responsabilidade pela “veracidade e autenticidade” da documentação anexada e autoriza sua divulgação no Portal de Transparência da Câmara Municipal de Campo Grande, endereço www.camara.ms.gov.br, de onde foram extraídos os dados desta matéria jornalística.

O campeão de gastos com a verba indenizatória de janeiro a junho deste ano foi o vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), que usou o limite máximo todos os meses, somando R$ 50.400,00. O segundo maior uso de verba indenizatória coube ao vereador Chiquinho Telles (PSD), R$ 50.315,00, e o terceiro, a Edson Shimabukuro (PTB), R$ 50.201,41.

A cota indenizatória mais econômica do semestre foi executada pelo vereador Edi Albuquerque (PMDB), que embora tenha feito uso da verba todos os meses, o fez de maneira muito austera, tendo gasto no total R$ 30.146,88. Em março, por exemplo, a sua despesa de gabinete atingiu apenas R$ 2,4 mil, quando o limite permitido é de R$ 8,4 mil.

Também tiveram gastos bem menores, os vereadores Marcos Alex (PT), R$ 34.521,63, Deley Pinheiro (PSD), R$ 38.744,68, e Derly Reis, o Cazuza (PP), R$ 39.960,39.

Chama atenção o fato de Juliana Zorzo (PSC) ter efetivamente gasto menos, entre todos os vereadores, pelo fato de ter assumido o cargo recentemente, em razão da licença do titular da vaga, Herculano Borges (PSC), que assumiu a Secretaria Estadual da Juventude. Ela gastou R$ 8.320,00 em maio e não fez uso da verba indenizatória em junho. Herculano, nos quatro primeiros meses deste ano, gastou R$ 33.453,30.

Veja o dinheiro gasto por cada gabinete no semestre:

 

Ademar Vieira (Coringa) - R$ 40.749,98

Airton Saraiva -              R$ 42.000,00
Alceu Bueno -                R$ 50.133,64
Ayrton de Araújo -          R$ 40.880,65
Carla Stephanini -           R$ 41.178,40
Carlos Augusto (Carlão) - R$ 49.156,38
Chiquinho Telles -           R$ 50.315,48
Deley Pinheiro -              R$ 38.744,68
Derly Reis (Cazuza) -       R$ 39.960,39
Grazielle Machado -         R$ 47.407,17
Jamal Salem -                 R$ 48.042,92
Edil Albuquerque -           R$ 30.146,88
Eduardo Romero -            R$ 49.815,59
Elizeu Dionízino -             R$ 47.479,85
Edson Shimabukuro -       R$ 50.201,43
Flavio Cesar -                 R$ 49.714,71
Gilmar Neri -                   R$ 49.843,88
Juliana Zorzo -                R$ 8.320,00
Luiza Ribeiro -                 R$ 43.661,44
Marcos Alex -                 R$ 34.521,63
Mario Cesar -                 R$ 47.584,62
Otávio Trad -                 R$ 48.308,63
Paulo Pedra -                 R$ 49.507,96
Paulo Siufi -                   R$ 42.662,77
João Rocha -                  R$ 41.253,76
Rose Modesto -              R$ 40.684,13
Wanderlei Cabeludo -       R$ 50.400,00
Waldecy Chocolate -       R$ 48.031,15
Zeca do PT -                 R$ 41.999,99



ESTES ABSURDOS EXISTEM A UM MILHÃO DE ANO E ESSES VEREADORES QUE AI ESTÃO NÃO SÃO ÚNICOS CULPADOS
 
NELSON BARROS em 14/08/2013 11:38:23
E você achando que eles ganhavam apenas R$ 15 mil de salário né? Olhem quanto custa cada vereador e se pergunte se vale a pena. Qual o custo x benefício? Porque tantos?
 
Jose Luis em 14/08/2013 10:23:41
Bom se a Vereadora Juliana Zorzo conseguiu gastar só 8.000,00 pq vcs tbm não gastaram só isso, muito estranho um vereador consegue gastar menos e os outros mais, e a população fica sofrendo na pior, corrupção calote e geral em todo órgãos públicos... Que Brasil é esse?
 
JOSYMARA em 14/08/2013 08:59:37
PRA QUE ASSINATURA DE REVISTA,QUER LER VAI COMPRAR ,POR QUE ELES MESMO NÃO GASTAM COM DINHEIRO QUE GANHA DO SALARIO O COMBUSTÍVEL ,TODO MÊS DESCONTA NO MEU SALARIO UMA PORCENTAGEM REFERENTE AO VALE TRANSPORTE E ELES ALEM DE TER UM SALÁRIO DE 15000 NÃO VÃO TER GASTOS.É UM ABSURDO.
 
JOICE FREITAS em 14/08/2013 08:09:29
É dinheiro do povo combustível, passagens, telefone, contratação de consultorias, assinaturas de revistas e divulgação! Combustível, passagens, assinaturas de revistas e divulgação são gastos pessoais, eles deveriam ganhar vale transporte como todo funcionário público! Contratação de consultorias, ser contratada a mesma não seria necessário o vereador já que quem irá elaborar as pautas não é o mesmo! O telefone é aceitável! Eles são funcionários públicos então ou dá os mesmos benefícios a todos ou corte os deles! Este dinheiro poderia empregar 54 médicos na rede pública pelos 6 meses com salários de R$4mil! Mas como sempre no meio político o povo só serve para pagar impostos para mantê-los, benefícios somente aos mesmos!
 
Alexandre de Souza em 13/08/2013 22:36:34
Isso que essa corja fez só é possível pela conivência dos outros "poderes". Enquanto famintos, desabrigados, analfabetos e outros tantos tiverem direito ao" voto" estaremos todos à mercê dese tipo de coisa. Que aqui é chamada de " democracia"... kkkkkkkkkkk
 
adelar francisco taffarel em 13/08/2013 22:20:21
Pronto, agora lista os projetos aprovados e leis que trazem benefícios a população...

Nada né, como sempre , o posto de saúde da Mata do Jacinto ,nem papel pra imprimir resultado dos exames tem que vergonha ...
 
Junior Araújo em 13/08/2013 21:31:44
Vergonhoso!È muito dinheiro desperdiçado.E nas escolas públicas precisando melhorar a acessibilidade, com corrimão nas escadas, antiderrapante , faixas de pedestres próximos a escolas com sinalização de alerta...tanta coisa a se fazer.Isso é farra com dinheiro público ainda que consigam notas fiscais do gasto.
 
Marcia França em 13/08/2013 20:49:46
Quanto dinheiro gasto de forma improdutiva! Quanta gente não fazendo nada em prol da população. Até quando vamos aguentar tanta gente despreparada brincando de ser vereador. E depois querem dizer que o PREFEITO esta fazendo tudo errado. Na verdade, na verdade mesmo TODOS VOCÊS FAZEM TUDO ERRADO. E depois de uma sessão comunitária ainda querem falar que eles só criam as leis, quem executa são os outros. O que fazer para acabar com tudo isso. Só DEUS chegando agora mesmo para ver se ainda é possível consertar alguma coisa. Campo-grandenses precisamos ficar de olhos, ouvidos e mais ainda o bolso bem abertos e atentos para saber quanto ainda estamos perdendo para a política.
 
Renata Silva em 13/08/2013 19:44:09
É uma pouca vergonha , onde gastaram tanto dinheiro? O pior que não fazem absolutamente nada, é revoltante , nas próximas eleições temos que fazer um faxinão na câmara.
 
helena da costa andrade em 13/08/2013 19:08:29
Gostaria de fazer uma pergunta para Siuf , Dionizio e Chiquinho esta grana não pode ser chamada de CALOTE no povo Campograndensse ???
 
zenobio veiga da silva em 13/08/2013 18:45:56
Isso é uma vergonha...Por isso temos que sair às ruas e protestar.É muito dinheiro público para nada.
 
Olavo Nunes em 13/08/2013 18:43:42
Até quando vamos ver lobos vestidos de cordeiros na nossa câmara de vereadores, vamos pagar a dividas do aluguel atrasado, vamos pagar pra depois impor respeitos. O eleitor não vai mais esquecer o que vcs estão fazendo, e a resposta vai ser nas urnas ( REFORMA EM TODOS OS PODERES NO BRASIL URGENTE)
 
roberto benites em 13/08/2013 18:26:28
e com o aluguel? gastou quanto? ou com toda esta grana gasta ainda estão caloteando o proprietário do prédio. ainda falam do calote do Bernal.
 
valter martins em 13/08/2013 17:07:00
Por isso a política não é levada a sério! Pois não age com seriedade! Ter regalias absurdamente desnecessárias, pagas com dinheiro público que poderia ir para saúde, escolas, melhorias na cidade, dentre outras muitas benfeitorias!
 
Francisco Dequech em 13/08/2013 16:48:39
ESTE DINHEIRO TODO PODIA SER BEM EMPREGADO COM A POPULAÇAO,NA VERDADE OS MAIORES VALORES SAO DOS QUE ESTAO NA MIRA DE SER CASSADOS,ESTAO APROVEITANDO ,VAI SABER ATE QUANDO VAO FICAR LA ,APROVEITA BASTANTE POIS NA PROXIMA ELEIÇAO VCS NAO ESTARAO MAIS NESTA CASA SE DEUS E O POVO QUISER.
 
Agnaldo Silva em 13/08/2013 15:44:10
Gastaram tanto dinheiro de impostos e até agora não trabalharam em prol da população, não fizeram nada de produtivo e com real retorno. Até agora estão de briguinha com prefeito, defendendo seus interesses próprios, estão preocupados com as cassações, preocupados com o lanche de luxo que acabou, em criar CPI que não resultam em nada, e trabalhar mesmo, até agora nada. E o segundo semestre é sempre mais curto, daqui a pouco já começam a se preparar para as festas de fim de ano.
 
rafael santos em 13/08/2013 15:35:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions