ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vereadores derrubaram 28 vetos de Bernal em mais um ano conturbado

Anahi Zurutuza e Christiane Reis | 22/12/2016 13:45
Movimentação no plenário na última sessão do ano (Foto: Christiane Reis)
Movimentação no plenário na última sessão do ano (Foto: Christiane Reis)

Em mais um ano de atritos entre a Câmara e a Prefeitura de Campo Grande, vereadores derrubaram 28 dos 37 vetos do prefeito Alcides Bernal (PP). Além disso, das 24 leis propostas pelo Executivo municipal, aprovaram somente 15 – dois foram rejeitados, três ainda estão em tramitação e o restante foi devolvido a pedido da própria administração municipal.

O presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), admite a falta de harmonia entre os vereadores e o chefe do Executivo municipal. “Foi um ano de muita dificuldade e é na dificuldade que nós crescemos”, afirmou.

Ele destacou que Bernal conversava muito pouco com a Câmara e que, por exemplo, só esteve na casa por uma vez em 2016.

Ele diz esperar que no próximo ano, os dois poderes tenham mais diálogo e menos discordâncias. “Apesar de tudo, foi um ano extremamente produtivo e acreditamos que agora teremos um melhor entendimento com o Executivo. O prefeito eleito [Marquinhos Trad, do PSD] já veio aqui na casa por cinco vezes. Temos as melhores expectativas para o próximo ano”.

Balanço – Vereadores apresentaram 353 projetos durante as 83 sessões deste ano e aprovaram 214. Outros 54 ainda estão em tramitação.

Também foram realizada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a que investigou o sumiço de doses da vacina contra a gripe. Os parlamentares também organizaram 32 audiências públicas.

A Câmara fez 135 requerimentos à Prefeitura, dos quais 30 não foram atendidos, e 12.685 indicações foram lidas nas sessões, das quais somente 805 foram respondidas.

Nos siga no Google Notícias