ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vereadores só vão votar doações do Prodes, depois de revisão da lei

Audiência pública desta sexta-feira recolheu sugestões que serão repassadas para prefeitura

Leonardo Rocha | 12/04/2019 11:25
Vereadores de Campo Grande, durante sessão na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/CMCG)
Vereadores de Campo Grande, durante sessão na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/CMCG)

Os vereadores de Campo Grande decidiram que só vão votar projetos de doações de áreas e concessão de incentivos por meio do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), após o programa ser revisado, por meio de mudanças na lei municipal.

A informação foi revelada pela vereadora Dharleng Campos (PP), durante audiência pública na Câmara, para discutir a revisão do programa, que contou com a participação de representantes do setor produtivo e empresarial, assim como dos conselhos de diferentes setores e do titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia), Herbert Assunção.

A justificativa dos parlamentares é que o Prodes precisa de mudanças na sua lei, que tragam a previsão de quantos empregos cada empresa deve gerar, qual o prazo para se analisar os processos, além de mecanismos de controle, fiscalização e prestação de contas das empresas contempladas.

Na audiência foram apresentadas várias sugestões, que serão encaminhadas à Prefeitura de Campo Grande, que terá a missão de formatar um novo Prodes, com regras mais claras e transparentes, sobre quem deve ter acesso a este benefício.

Titular da Sedesc, Herbert Assunção, ao lado dos vereadores Dharleng Campos (PP) e Odilon Júnior (PDT), durante audiência (Foto: Leonardo Rocha)
Titular da Sedesc, Herbert Assunção, ao lado dos vereadores Dharleng Campos (PP) e Odilon Júnior (PDT), durante audiência (Foto: Leonardo Rocha)

Sugestões – O presidente do Corecon-MS (Conselho Regional de Economia), Thalles Souza, enumerou várias mudanças que defende no programa. Entre elas a que o número de empregos exigido, seja de acordo com o porte da empresa, que os prazos para análise (pedido) seja até 120 dias e que tais processos sejam prioridades nas secretarias que tratam da questão.

Ele ainda sugeriu a divulgação das áreas que ainda estão disponíveis para doações, assim como a qualificação dos conselheiros e responsáveis por analisar os projetos, em relação a Lei de uso do Solo e ao novo plano diretor da Capital.

Já o representante dos trabalhadores do Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande), Rinaldo Salomão, quer a legalização dos núcleos industriais, celeridade nos processos, compromissos de contrapartida de empregos, assim como não permitir que as empresas usem os terrenos doados, como penhora em bancos.

O vereador Eduardo Romero (Rede) também sugeriu uma tabela sobre critérios e contrapartida das empresas, prazo mínimo para o empreendedor ter acesso a outro benefício, limite anual de doações e uma cláusula de 10 anos para resultados. “Se não cumprir, a prefeitura terá o seu terreno de volta”.

Audiência sobre revisão do Prodes ocorreu na Câmara Municipal (Foto: Leonardo Rocha)
Audiência sobre revisão do Prodes ocorreu na Câmara Municipal (Foto: Leonardo Rocha)

Mercado – O reitor da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos, citou que a nova lei deve conter atrativos e estruturas para receber novas empresas, já que segundo ele, Campo Grande será o início do corredor bioceânico, que vai ligar os países sul-americanos ao Oceano Pacífico.

Já o vereador Vinícius Siqueira (DEM) quer que o Prodes faça uma avaliação da cadeia produtiva da Capital, para saber que empresas poderão contribuir e gerar riqueza para cidade. “A avaliação feita hoje no programa é muito pobre”.

Herbert Assunção disse que a prefeitura vai fazer a nova lei, com o objetivo de diminuir a burocracia e reduzir o prazo dos processos e que irá especificar quantos empregos cada contemplado deve gerar, assim como modernizar as regras. “Precisa ser um lei que pense a cidade a longo prazo, daqui 20 a 30 anos”.

Nos siga no Google Notícias