ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Vítimas de violência sexual podem conseguir tratamento diferenciado em MS

Projeto obriga hospitais conveniados ao SUS a oferecer este tratamento multidisciplinar

Leonardo Rocha | 11/11/2016 10:50
Projeto de Antonieta Amorim quer dar tratamento completo a estas vítimas (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto de Antonieta Amorim quer dar tratamento completo a estas vítimas (Foto: Assessoria/ALMS)

Pacientes vítimas de violência sexual, podem receber um tratamento multidisciplinar, nos hospitais públicos, filantrópicos e privados, conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde). Esta proposta foi apresentada pela deputada Antonieta Amorim (PMDB), durante sessão na Assembleia, e deve ser votada em breve pelos parlamentares.

O projeto prevê que este tratamento diferenciado, inclui o cuidado tanto aos impactos físicos que estes pacientes sofreram, assim como os emocionais e psicológicos, em função de se tratar de uma violência sexual.

"Está comprovado que as vítimas de violência sexual apresentam também, além do trauma decorrente da violência, complicações físicas e psicológicas. É pensando nisso que esse projeto de lei tem a finalidade de determinar um atendimento diferenciado, diminuindo os impactos sociais, físicos", justificou a autora.

Antonieta ponderou que a intenção é garantir o atendimento imediato e multidisciplinar, em hospitais que dispõe de Pronto Atendimento e Serviço de Ginecologia, para que sejam feitos os diagnósticos das lesões físicas, assim como amparo psicológico. Também deve se agilizar o registro da ocorrência para as delegacias especializadas.

Outro cuidado é com medicação para prevenir gravidez resultante do estupro e até coleta de material, para identificar o agressor, por meio de testes de DNA. O projeto segue para as comissões permanentes e e depois será votado pelos deputados, no plenário da Assembleia.

Nos siga no Google Notícias