ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Votação começa tranquila no Paraguai em 1º ano de eleições bilíngues

Desde 2015 o guarani é considerado língua oficial também ao lado do espanhol no país vizinhos

Guilherme Henri e Ângela Kempfer | 22/04/2018 12:47
Eleitores do Paraguai neste domingo (22) em um dos locais de votação (Foto: ABC Color)
Eleitores do Paraguai neste domingo (22) em um dos locais de votação (Foto: ABC Color)

Com cédulas em dois idiomas, o novo presidente do Paraguai será escolhido neste domingo (22) por 4 milhões de eleitores. A votação é tranquila e até o início da tarde nenhuma ocorrência na região da fronteira com Mato Grosso do Sul foi divulgada pelos jornais da região como ABC Color e Capitan Bado.

A eleição é a primeira bilíngue da história já que desde 2015 o guarani é considerado língua oficial também ao lado do espanhol no país vizinhos.

Em turno único, disputam a presidência os candidatos Mario Abdo Benítez e Efraín Alegre. Além disso, o país vizinho também escolherá senadores, governadores e deputados. No país, o mandato é válido por cinco. 

No ano passado, cerca de 3,5 milhões de eleitores filiados a partidos votaram para definir os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018.

Pesquisa de boca de urna, divulgada pelo jornal ABC Color informou que o candidado “P” está com 54% dos votos enquanto o candidato “K” possuí 37%. A referências das letras aos candidatos não foi explicada pelo veículo de comunicação.

No Paraguai, apesar de obrigatório, o voto é considerado facultativo, uma vez que não há histórico de punição aos eleitores faltosos. Já o comparecimento médio oscila entre 30% e 50%.

A votação é em cédulas de papel, que contêm, além do nome, partido e número dos postulantes, fotos para facilitar o voto de pessoas com dificuldade de visão ou leitura.

Para votar, o eleitor deve dirigir-se à seção na qual está inscrito e apresentar documento de identidade. Ao sair do local de votação, volta para casa com o polegar sujo de tinta, em sistema que serve para dificultar que um mesmo eleitor use os documentos de várias pessoas para votar.

Como a votação é em cédulas de papel, a divulgação dos resultados será lenta. Os primeiros resultados, extraoficiais, devem ser divulgados ainda nesta noite. Mas, a confirmação dos vencedores deve sair somente nos próximos dias.

Nos siga no Google Notícias