A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

22/04/2018 12:47

Votação começa tranquila no Paraguai em 1º ano de eleições bilíngues

Desde 2015 o guarani é considerado língua oficial também ao lado do espanhol no país vizinhos

Guilherme Henri e Ângela Kempfer
Eleitores do Paraguai neste domingo (22) em um dos locais de votação (Foto: ABC Color)Eleitores do Paraguai neste domingo (22) em um dos locais de votação (Foto: ABC Color)

Com cédulas em dois idiomas, o novo presidente do Paraguai será escolhido neste domingo (22) por 4 milhões de eleitores. A votação é tranquila e até o início da tarde nenhuma ocorrência na região da fronteira com Mato Grosso do Sul foi divulgada pelos jornais da região como ABC Color e Capitan Bado.

A eleição é a primeira bilíngue da história já que desde 2015 o guarani é considerado língua oficial também ao lado do espanhol no país vizinhos.

Em turno único, disputam a presidência os candidatos Mario Abdo Benítez e Efraín Alegre. Além disso, o país vizinho também escolherá senadores, governadores e deputados. No país, o mandato é válido por cinco. 

No ano passado, cerca de 3,5 milhões de eleitores filiados a partidos votaram para definir os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018.

Pesquisa de boca de urna, divulgada pelo jornal ABC Color informou que o candidado “P” está com 54% dos votos enquanto o candidato “K” possuí 37%. A referências das letras aos candidatos não foi explicada pelo veículo de comunicação.

No Paraguai, apesar de obrigatório, o voto é considerado facultativo, uma vez que não há histórico de punição aos eleitores faltosos. Já o comparecimento médio oscila entre 30% e 50%.

A votação é em cédulas de papel, que contêm, além do nome, partido e número dos postulantes, fotos para facilitar o voto de pessoas com dificuldade de visão ou leitura.

Para votar, o eleitor deve dirigir-se à seção na qual está inscrito e apresentar documento de identidade. Ao sair do local de votação, volta para casa com o polegar sujo de tinta, em sistema que serve para dificultar que um mesmo eleitor use os documentos de várias pessoas para votar.

Como a votação é em cédulas de papel, a divulgação dos resultados será lenta. Os primeiros resultados, extraoficiais, devem ser divulgados ainda nesta noite. Mas, a confirmação dos vencedores deve sair somente nos próximos dias.

 



O Paraguai é colonizado por índios Guaranis.
 
wild em 22/04/2018 12:57:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions