ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Votação definitiva da Previdência deve ocorrer esta semana, diz líder do governo

Deputados estaduais aprovaram a reforma no setor em primeira discussão nesta quarta-feira

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 22/11/2017 12:14
Deputado estadual e líder do governo, Rinaldo Modesto, PSDB. (Foto: Leonardo Rocha).
Deputado estadual e líder do governo, Rinaldo Modesto, PSDB. (Foto: Leonardo Rocha).

O projeto de reforma da Previdência estadual do Governo de Mato Grosso do Sul deverá ser votado em segunda discussão ainda esta semana. Quem confirma a informação é o líder do Executivo de MS na Assembleia, deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

O parlamentar afirmou que o governo foi flexível quando alterou a proposta. O texto agora prevê que a elevação da alíquota de 11% para 14% será escalonada (12% em 2018; 13% em 2019 e 14% em 2020).

Conforme Rinaldo, o projeto de lei está em regime de urgência podendo ser pautado ainda esta semana. Na quinta-feira (23) ocorre a última sessão da semana. Depois de aprovado pelos parlamentares, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Ainda sobre o aumento da contribuição do servidor a título de aposentadoria, o líder afirmou que esta não era uma realidade desejada pelo Estado, mas necessária diante da "realidade do País e do Estado".

Por parte dos servidores, a intenção é continuar protestando contra a reforma e adotar trabalho de convencimento dos deputados para que votem pela derrubada da proposta.

Segundo um dos coordenadores do Fórum dos Servidores, Tiago Mônaco, o grupo entende que o projeto é inconstitucional. Ele afirmou que uma ação civil para tentar retirar de pauta o projeto já foi protocolada na Justiça.

Projeto - O texto aprovado em primeira votação sofreu duas grandes alterações, propostas por um grupo de deputados estaduais e que estão dentro do conjunto de 24 emendas apresentadas por eles após negociação com o governo.

A primeira delas “parcela” o aumento do percentual de desconto salarial para a contribuição previdenciária obrigatória. Por mês, servidores ativos terão descontados 14% dos salários só a partir de maio de 2020, mas a partir de maio de 2018, o desconto, que era de 11%, já subirá para 12% e para 13% a partir de maio de 2019.

Já o percentual de desconto patronal – contrapartida de recolhimento tirada dos cofres estaduais, no caso – sobe de 22% para 24% em maio de 2018 e chega em 25% em maio de 2019.

Outra grande mudança no projeto está na emenda que dá 365 dias para o governo leiloar imóveis que pertencem ao antigo Previsul, o plano de previdência dos servidores estaduais extinto há 17 anos. O objetivo é arrecadar recursos para o fundo previdenciário.

Segundo deputados que propuseram a emenda, esta será uma forma de compensar a exigência do governo de unificar os dois fundos existentes – um deficitário e o outro superavitário em R$ 400 milhões.

A fusão é combatida pelos sindicatos sob a alegação que no futuro, o fundo que tinha superavit – onde estão armazenados recursos das previdências dos servidores contratados a partir de 2012 – sofrerá um rombo em pouco tempo.

 

Nos siga no Google Notícias