A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

03/05/2018 16:23

Voto impresso retorna e MS terá 302 urnas com impressora nestas eleições

Osvaldo Júnior
Urna eletrônica; neste ano, há a novidade do voto impresso (Foto: Divulgação/TSE)Urna eletrônica; neste ano, há a novidade do voto impresso (Foto: Divulgação/TSE)

Mato Grosso do Sul terá 302 urnas eletrônicas com voto impresso nas eleições deste ano. A distribuição dos equipamentos por estados foi informada nesta quinta-feira (dia 3) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em todo o País, serão 30 mil urnas desse tipo, o que representa 5% do totakl de máquinas.

De acordo com o TSE, as urnas foram distribuídas proporcionalmente ao número de eleitores. Das 30 mil urnas com impressora, 23 mil serão disponibilizadas nos locais de votação e 7 mil ficarão como reserva técnica, em caso de defeito de alguma máquina.

O retorno do voto impresso nas eleições brasileiras faz parte da reforma eleitoral aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional. Em março deste ano, durante audiência no Senado Federal, representantes do TSE falaram sobre a adoção do sistema.

“Desde 2015, a Lei 13.165 exige a impressão do voto eletrônico, e o tribunal teve a oportunidade de esclarecer os procedimentos que tem empreendido para fazer valer a vontade soberana do Congresso Nacional”, explicou, na ocasião, o ministro Tarcísio Vieira.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions