ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

PopCiência

Feira de ciência virtual é melhor aposta da Netflix em 2020

André Mazini | 01/12/2020 12:05

Em meio à guerra de plataformas de streaming que esquentou nos últimos dias com a chegada da Disney+ no Brasil, a Netfilx tem ganhado a atenção de usuário que gostam de ciência. Ou melhor, tem ganhado a atenção de quem, como eu, gosta que os filhos se envolvam com conteúdos que não só os entretenham, mas que também ensinem ou estimulem algo mais construtivo do que só repetições de dancinhas (obs: minha filha diz que eu implico com as dancinhas porque não sei fazê-las. Ela tem razão? Um pouco, talvez.)

A empresa lançou uma espécie de feira de ciência online, com acesso gratuito, chamada “Estação N”. Lá estão disponíveis alguns títulos da franquia, como o excelente “Mundo Mistério”, que considero um dos melhores conteúdos sobre ciência acessível para crianças produzidos recentemente, e o estrelado Jurassic World para os fascinados por dinossauros.

Aliás, um parêntesis: em 2019, uma pesquisa feita pelas universidades de Indiana e Wisconsin, ambas dos Estados Unidos, mostrou que o interesse pelos animais pré-históricos pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo de crianças de 2 a 6 anos, como ampliação da capacidade linguística e de compreensão. Então, se alguma criança por perto demonstrar interesse neles, vale a pena estimular.

Além de disponibilizar acesso gratuito a alguns de seus títulos, a Netflix colocou na tal “Estação N” mais de 40 atividades para as crianças, além de música, receitas culinárias, tutoriais de como fazer slime ou como criar um instrumento musical. Na parte de vídeos interativos, tem dicas de como usar a eletrostática brincando, como construir uma bússola e o disco de Newton, criar um vulcão, areia movediça ou fazer neve em casa.

Quem convive com crianças em casa sabe como está sendo difícil administrar o tempo dos pequenos diante das telas nesse período de confinamento. Por isso vejo a iniciativa da Netflix como a melhor ação da empresa nesse ano.

Ah, e vale lembrar que o conteúdo da Estação N estará disponível gratuitamente só até 3 de janeiro de 2021.

Nos siga no Google Notícias