A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/09/2014 11:00

Cadastro Ambiental Rural é tema de palestra para produtores amanhã

Priscilla Peres

Às 8h de amanhã (29), será realizada uma palestra para produtores rurais de Campo Grande sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural). O objetivo é sanar as dúvidas, já que o que não se inscrever até a data limite ficará irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos. O prazo final de inscrição está marcado para 5 de maio de 2015.

A palestra 'Reserva menor que 20%', será ministrada pelo o assessor jurídico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Carlo Daniel Coldibelli. O evento será realizado no Sindicato Rural do município.

"O foco da palestra é traçar um panorama sobre a regularização ambiental das propriedades por meio do CAR, dando especial atenção às situações de reserva legal que pode ser consolidada com área menor que a exigência atual", afirma Coldibelli citando como exemplo as áreas formadas antes de 1989, ano que a reserva legal passou a ser de 20% da área do imóvel. "A regra mudou naquele ano, mas em Mato Grosso do Sul a maioria das propriedades foram formadas antes da década de 80. Este é um dos pontos do CAR que gera dúvidas entre os produtores".

O CAR foi criado pelo Novo Código Florestal e serve como instrumento essencial para o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. As informações do cadastro passarão a ser utilizadas como critério para a obtenção de licença ambiental para a exploração dos recursos naturais das propriedades.

Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR/MS, que é integrado ao SICAR - Sistema de Cadastro Ambiental Rural Federal, o produtor deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já está disponível para inscrições no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions