ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Empresas firmam importação de 17 mil toneladas de ureia boliviana para MS

No Estado, o produto será destinado à fabricação de fertilizantes líquidos em Rio Brilhante

Adriano Fernandes | 25/08/2018 15:28
Ureia boliviana será destinada a produção de fertilizantes líquidos para a plantação de cana. (Foto: Arquivo)
Ureia boliviana será destinada a produção de fertilizantes líquidos para a plantação de cana. (Foto: Arquivo)

Encontro entre representantes da empresa Hinove Agrociência e a boliviana YPFB, esta semana, estabeleceu o acordo para importação de 17 mil toneladas de ureia para o setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul.

No Estado, o produto será destinado à fabricação de fertilizantes líquidos pela empresa que terá polo em Rio Brilhante, mas também será redistribuído para todo o país. Tantos as negociações para a importação quanto o estabelecimento da empresa no interior, são intermediadas pelo Governo do Estado. 

O contrato de importação será formalmente assinado no próximo dia 28, durando o evento Forogás, na Bolivia, estabelecendo o fornecimento até o final do ano. De acordo com o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o produto será importado através de Corumbá, seguindo por transporte rodoviário até a região Sul do Estado.

Na encontro também será estabelecido o fornecimento por mais cinco anos de outras 300 mil toneladas de ureia boliviana para o Brasil e cuja importação, será proposta pelo Governo a ser feita através da linha ferroviária de Mato Grosso do Sul.

“Nossa proposta é de que haja a possibilidade de trazer o produto em bags no retorno dos trens que levam aço para a Bolivia até a Capital ou Três Lagoas e a partir daí, serem redistribuídos por MS e outros Estados do país”, comentou Verruck. A alternativa, no entanto, representa uma possibilidade ainda a ser discutida.

“Ou seja, além da assinatura do contrato de importação, ainda temos um trabalho grande a ser desenvolvido no acordo entre a Ferrovia Oriental e a Ferrovia Rumo para conseguir viabilizar o transporte ferroviário”, adiantou o secretário.

Nos siga no Google Notícias