ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Meta é vacinar cerca de 8 milhões de animais contra febre aftosa em MS

Objetivo é contemplar aproximadamente 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Anahi Gurgel | 04/11/2018 21:56
Campanha teve início no dia 1º e deve atingir 8 milhões de cabeças. (Foto: Divulgação Iagro)
Campanha teve início no dia 1º e deve atingir 8 milhões de cabeças. (Foto: Divulgação Iagro)

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul completou quatro dias neste domingo (4), com a meta de contemplar aproximadamente 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A campanha é estendida às regiões do planalto e de fronteira e Pantanal, para os criadores que optaram pela vacinação somente em novembro.

A campanha é realizada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O Estado tem se mantido entre os três melhores percentuais de cobertura vacinal do País, por meio do chamado Pnefa (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa) que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2023.

As doses devem ser adquiridas e aplicadas entre os dias 1º e 30 de novembro nas regiões de Fronteira e do Planalto, sendo que o registro deve ser realizado até 15 de dezembro. Já na região do Pantanal, as vacinas devem ser aplicadas até 15 de dezembro, com registro até 30 de dezembro.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro. Em alguns casos mais específicos, determinados conforme critério do Governo do Estado, o registro também pode ser feito em escritórios locais.

Os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacinação da etapa vigente até o registro da CT-13 da propriedade, após este prazo todos deverão estar vacinados.

Nos siga no Google Notícias