A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

14/05/2012 11:19

Puccinelli acredita que há oligopólio e não monopólio da carne em MS

Wendell Reis
Governador afirma que o Poder Público não pode intervir no mercado da carneGovernador afirma que o Poder Público não pode intervir no mercado da carne

O governador André Puccinelli (PMDB) declarou na manhã desta segunda-feira (14), durante entrega de prêmios a escolas da Capital, que o Poder Público não pode intervir no mercado da carne. Na avaliação de Puccinelli, há no Estado um oligopólio (mercado controlado por um número reduzido de empresas) e não monopólio ( quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preço).

Puccinelli revela que diminuiu pela metade o ICMS cobrado dos pequenos frigoríficos, para evitar o fechamento. Segundo Puccinelli, o grande exportador paga hoje 4% de ICMS e mais 1% para o Fundersul. Já os pequenos frigoríficos pagam apenas 2% de ICMS e 1% do Fundersul, que não pode ser retirado por conta da legislação.

“Ainda não é monopólio. É oligopólio. Por isso, o Estado tomou decisões que não são de agora, do ano retrasado, inclusive. Estava fechando frigoríficos. Chegaram a fechar 11 pequenos frigoríficos. Hoje, dos pequenos, três reabriram por causa da medida que o Governo fez”.

Os deputados estaduais foram os primeiros a cobrarem um posicionamento sobre a aquisição de frigoríficos por parte do grupo JBS no Estado. No entendimento deles, a compra pode ser caracterizada como “monopólio do mercado da pecuária de corte de Mato Grosso do Sul”. O assunto foi levado a tribuna da Assembleia pelo deputado Márcio Fernandes (PTdoB). Ele declarou que a atual conjuntura ameaça o livre comércio da pecuária e teme que isso ocasione uma combinação de preço, que seria drástica para os pecuaristas e consumidores.

Na semana passada a Comissão de Agricultura do Senado Federal aprovou o requerimento apresentado pelo senador Delcídio do Amaral (PT) para a realização de uma audiência pública para discutir o monopólio das atividades de abate e comercialização de bovinos no País. Hoje, às 19h30, a Acrissul realizará uma assembleia para falar sobre a preocupação dos produtores com este “monopólio”.



Senhor Governador, a questão não se trata nem de monopólio e nem de oligopólio, mas sim de "oligopsônio", quando alguns grandes empresários concentram em suas mãos a compra de determinado produto, como é o caso dos frigoríficos.
 
Jorge Oliveira em 14/05/2012 04:15:03
Seja monopólio (uma empresa) ou oligopólio (grupo de empresa) que queiram dominar o mercado de carnes, cabe ao governo regulamentar (sem afetar o mercado de oferta e procura) o mercado.
Por exemplo, incentivar a criação de uma cooperativa mantida pelos produtores.
Não cabe ao governo ficar definindo o que é oligopólio ou monopólio, simplesmente, e sim uma atitude firme de seu governo no caso.
 
José Carlos de Almeida em 14/05/2012 04:11:58
Acho que o governador André Puccinelli é a favor do monopólio da carne, pois já o pratica c/ monopólio do consignado.
 
André Vanderley em 14/05/2012 03:05:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions