ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vazio sanitário das lavouras de soja termina neste sábado em MS

Adriano Fernandes | 14/09/2018 22:30
Plantação de soja com a ferrugem. (Foto: Arquivo)
Plantação de soja com a ferrugem. (Foto: Arquivo)

Termina neste sábado (15) o período de vazio sanitário em Mato Grosso do Sul. Iniciado em 15 de junho o período tem como objetivo reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra para assim diminuir a possibilidade de incidência da doença.

Até esta sexta-feira (14) foram lavrados 35 autos de infração, sendo 20 por falta de cadastro e 15 por deixar de destruir plantas voluntárias de soja. As equipes fiscalizaram 931 mil hectares e 3.124 produtores rurais, mas os números devem aumentar nos próximos dias, sendo que ainda há fiscais agropecuários em campo.

Todos os produtores que cultivam soja devem fazer o cadastro obrigatório até o dia 10 de janeiro de 2019. Quem perder o prazo estará sujeito a multa de 100 Uferms. A Iagro orienta que cumprir o calendário do plantio reduz o uso de fungicidas e a resistência do fungo, por isso a janela de plantio da soja vai de 16 de setembro até 31 de dezembro de 2018.

O período de plantio está previsto na lei e quem descumprir com ele poderá receber multa de 200 Uferms e demais graduações previstas na legislação. Além disso, a mesma lei proíbe o cultivo de soja sobre soja, soja safrinha ou soja de segunda safra no Estado.

Há 12 anos o prazo é cumprido pelos agricultores do Estado por medida de defesa sanitária e fiscalizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Mais informações de dúvidas podem ser conferidas pelo telefone 0800 647 2788.

Nos siga no Google Notícias