A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

14/09/2018 22:30

Vazio sanitário das lavouras de soja termina neste sábado em MS

Adriano Fernandes
Plantação de soja com a ferrugem. (Foto: Arquivo) Plantação de soja com a ferrugem. (Foto: Arquivo)

Termina neste sábado (15) o período de vazio sanitário em Mato Grosso do Sul. Iniciado em 15 de junho o período tem como objetivo reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra para assim diminuir a possibilidade de incidência da doença.

Até esta sexta-feira (14) foram lavrados 35 autos de infração, sendo 20 por falta de cadastro e 15 por deixar de destruir plantas voluntárias de soja. As equipes fiscalizaram 931 mil hectares e 3.124 produtores rurais, mas os números devem aumentar nos próximos dias, sendo que ainda há fiscais agropecuários em campo.

Todos os produtores que cultivam soja devem fazer o cadastro obrigatório até o dia 10 de janeiro de 2019. Quem perder o prazo estará sujeito a multa de 100 Uferms. A Iagro orienta que cumprir o calendário do plantio reduz o uso de fungicidas e a resistência do fungo, por isso a janela de plantio da soja vai de 16 de setembro até 31 de dezembro de 2018.

O período de plantio está previsto na lei e quem descumprir com ele poderá receber multa de 200 Uferms e demais graduações previstas na legislação. Além disso, a mesma lei proíbe o cultivo de soja sobre soja, soja safrinha ou soja de segunda safra no Estado.

Há 12 anos o prazo é cumprido pelos agricultores do Estado por medida de defesa sanitária e fiscalizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Mais informações de dúvidas podem ser conferidas pelo telefone 0800 647 2788.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions