ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Caminhões com doações para o Sul ganham isenção de ICMS

Medida veio para agilizar a chegada de ajuda às vítimas das enchentes no RS

Por Kamila Alcântara | 07/05/2024 13:39
Caminhão de mudança carregado de doações para o RS (Foto: Ivando Luiz Perin)
Caminhão de mudança carregado de doações para o RS (Foto: Ivando Luiz Perin)

Em Mato Grosso do Sul, para facilitar as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) anunciou a isenção de ICMS dos veículos que estão transportando donativos e livre passagem pelos postos fiscais.

Para conseguir a isenção, é necessário fazer a emissão de documento fiscal relativa a atividades de doações, o ITCD (Imposto sobre Doação Causa Mortis e Doação). A medida é adotada em caso de doações destinadas a órgão ou entidades da administração pública direta ou indireta, entre outras entidades com fins públicos.

No caso de doações a pessoas físicas e jurídicas (empresas privadas), a isenção será mantida até o valor de R$ 100 mil, conforme legislação tributária estadual.

Já as pessoas que não são contribuintes, é necessária a impressão e preenchimento de uma declaração (clique aqui) com o que está sendo doado.

Dúvida - As autoridades fiscais estão disponíveis para sanar qualquer dúvida pelos telefones: (67) 3389-7702, (67) 3318-3161 ou (67) 3316-7515.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias