ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 32º

Saúde e Bem-Estar

Anvisa manda recolher sabão líquido Ypê contaminado por bactéria

Agência orienta que consumidores que possuam itens dos lotes afetados entrem em contato com o SAC da empresa

Por Clara Farias | 27/11/2025 15:59
Anvisa manda recolher sabão líquido Ypê contaminado por bactéria
Produtos que devem ser recolhidos devido a contaminação (Foto: Reprodução/ Ypê)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quinta-feira (27) o recolhimento de alguns lotes de sabão líquido da marca Ypê. A medida foi adotada porque os produtos apresentam contaminação microbiológica pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. A agência orienta que consumidores que possuam itens dos lotes afetados entrem em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa determinou o recolhimento de lotes específicos de sabão líquido da marca Ypê devido à contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Os produtos afetados incluem as linhas Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power Act. A bactéria pode causar infecções respiratórias, urinárias, de pele e tecidos, além de otite externa e infecções na corrente sanguínea. A Anvisa orienta consumidores que possuam produtos dos lotes contaminados a entrarem em contato com o SAC da empresa.

A medida prevê, também, a suspensão da comercialização, distribuição e uso desses lotes. Conforme a Anvisa, os produtos contaminados são:

  • lava roupas líquido Ypê Express, dos lotes 170011, 220011, 181011, 169011, 205011 e 176011;
  • lava roupas líquido Tixan Ypê, dos lotes 254031 e 193021; e
  • lava roupas líquido Ypê Power Act, dos lotes 190021, 223021 e 228031.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar infecções respiratórias, urinárias, de pele e tecidos, como queimaduras, feridas e úlceras. A bactéria também pode causar otite externa e infecção na corrente sanguínea.

Ainda segundo a Anvisa, as vigilâncias sanitárias locais serão responsáveis por adotar medidas necessárias para impedir a circulação dos produtos.

A orientação da agência é que consumidores que possuam itens pertencentes aos lotes descritos entrem em contato com o SAC da Ypê.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.