Mãe de criança autista idealiza congresso para facilitar acesso à informação
Evento acontecerá em Ponta Porã, em março de 2026, e contará com palestras de especialistas na área.

A experiência de lidar com uma criança atípica e o desejo de levar o conhecimento para outras famílias inspiraram a criação do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras. O objetivo do evento, idealizado por Chayene do Amaral, é facilitar o acesso de famílias e profissionais a informações de qualidade sobre autismo e contribuir para a conscientização sobre o transtorno, considerado uma das chamadas “doenças invisíveis”. As inscrições custam R$ 457.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A programação contará com palestras de Paulo Liberalesso, Emília Gama, Thiago Lopes, Talita Pazeto, Cibele Calza, Felipe Nilo e Vanessa Ziotti, além do lançamento de dois livros: um de Emília Gama e outro do Dr. Paulo Liberalesso, que abordará o tema “TEA (transtorno do espectro autista) e comorbidades”.
A idealizadora do congresso, Chayene do Amaral, mãe de uma criança autista, explica que o projeto nasceu da própria experiência com a filha. "A ideia é transformar minha história em informação de qualidade, para que outras mães vivam um processo mais leve do que eu vivi. É um projeto que nasceu do coração, para trazer ao Mato Grosso do Sul o acesso que tive a profissionais qualificados", afirmou.
Segundo a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, o congresso representa a união de esforços entre o Governo do Estado e a OAB, reunindo especialistas com amplo conhecimento na área. "Nós já estamos trabalhando de forma transversal, dentro das secretarias e de outros órgãos, para garantir cada vez mais os direitos das pessoas com autismo", detalhou.
O secretário-geral da OAB, Luiz Renê Gonçalves, enfatizou o significado do evento para as famílias atípicas: "É de grande importância e de grande significado para as famílias atípicas a união do pai atípico e da mãe atípica em prol da criança que necessita de melhor entendimento, da preservação de direitos e, principalmente, de amor e carinho dos pais", disse durante o lançamento do evento.
O médico neuropediatra Paulo Liberalesso, também idealizador do evento, reforça que o congresso é uma oportunidade de disseminar conhecimento de qualidade sobre autismo. Entre as novidades para 2026, ele destaca uma aula de perguntas e respostas, em que mães poderão levar dúvidas diretamente para os especialistas.
"O objetivo é que o evento seja cada vez mais útil e social, trazendo conhecimento que transforme a vida das pessoas. Queremos proporcionar paz e mostrar o potencial das crianças, em vez de focar apenas no que falta", explicou.
O congresso já contou com edições anteriores e planeja expandir suas atividades em Mato Grosso do Sul. A edição de 2026 contará ainda com a primeira participação de Thiago Lopes, referência nacional no tema. Além das palestras, haverá gravação de podcast com público e autoridades sobre autismo.
"Se você pensar hoje, o autismo tem prevalência de 2,5% a 3%, ou seja, em pouco tempo todas as famílias terão alguém autista. Por isso, é fundamental levar informação e apoio para pais e mães", finalizou o médico Paulo Liberalesso.
O ingresso para o congresso pode ser obtido por este link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.