ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 31º

Saúde e Bem-Estar

Plantão Psicológico da UFMS oferece atendimento gratuito para comunidade

Ação na Cidade Universitária é voltada para adolescentes e adultos e não exige agendamento prévio

Por Kamila Alcântara | 21/09/2025 16:49
Plantão Psicológico da UFMS oferece atendimento gratuito para comunidade
Especialista preenche ficha de atendimento de paciente psicológico (Foto: Reprodução)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferece na Cidade Universitária, em Campo Grande, o Plantão Psicológico, voltado a adolescentes e adultos em situação de crise. O atendimento, realizado no SEP (Serviço Escola de Psicologia), é gratuito e não exige agendamento prévio: basta procurar a recepção e ser atendido por ordem de chegada.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A UFMS oferece atendimento psicológico gratuito para adolescentes e adultos em situação de crise através do Plantão Psicológico, localizado na Cidade Universitária em Campo Grande. O serviço, que não requer agendamento prévio, já atendeu cerca de cem pessoas desde sua criação em 2022. O projeto conta com 20 estudantes plantonistas supervisionados por professores e oferece até cinco sessões individuais. Além do atendimento presencial, há opção online através da plataforma Pode Falar. Dados mostram que 65% dos atendidos são mulheres e 55% se autodeclaram pardos.

O serviço surgiu em 2022 e já acolheu aproximadamente cem pessoas, em encontros individuais que podem se estender por até cinco sessões. A iniciativa conta com 20 estudantes plantonistas, supervisionados por professores da Faculdade de Ciências Humanas.

Segundo a estudante Muriel Soares, da Laps (Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde), a proposta democratiza o acesso à saúde mental. “O plantão acolhe quem não pode pagar por psicoterapia e, ao mesmo tempo, ajuda os estudantes a se desenvolverem como futuros profissionais”, destacou.

Levantamento do projeto mostra que 65% dos atendidos foram mulheres e 55% se autodeclararam pardos, reforçando a importância de ampliar a informação sobre saúde mental. Além do presencial, também há atendimentos on-line, em parceria com a plataforma Pode Falar, que permite conversas anônimas com pessoas de diferentes estados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7802 ou no portal saudemental.ufms.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.