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Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

09/04/2018 12:23

Aplicativo garante embarque seguro de deficientes no transporte coletivo

Durante a fase testes, foram habilitadas 183 pessoas na Capital

Kleber Clajus
Passageiro solicita embarque no celular e será chamado pelo nome por motoristas de ônibus (Foto: André Bittar / PMCG)Passageiro solicita embarque no celular e será chamado pelo nome por motoristas de ônibus (Foto: André Bittar / PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande lançou, nesta segunda-feira (9), aplicativo capaz de orientar deficientes para o embarque no transporte coletivo. Este vai requerer atualização cadastral de 523 pessoas isentas da tarifa, junto ao Consórcio Guaicurus, para acesso ao download.

Motoristas utilizando tablet serão avisados por sinal sonoro com a localização do passageiro, quando este solicitar embarque em uma das 189 linhas em operação na Capital. Ao chegar ao ponto, o profissional vai chamar o usuário pelo nome, ofertando segurança no processo.  

José Aparecido de Souza, 40 anos, foi um dos voluntários a testar o aplicativo desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação). Ele nasceu com deficiência visual e acredita que a ferramenta evitará incomodar outras pessoas ou mesmo entrar em coletivos errados. "Tenho independência nas mãos para ir e vir de onde eu quiser sem precisar da ajuda de estranhos", pontuou o morador do Jardim Aeroporto.

O "Todos no Ônibus" levou oito meses para entrar em operação e teve a parceria do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas), da Advms (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul) e do MPMS (Ministério Público). Somente o instituto e a associação tem cadastradas 1,6 mil pessoas com deficiência visual na Capital.

"Existem soluções genéricas adaptadas para algumas situações, mas nada parecido com o ‘Todos no ônibus’. A ferramenta foi desenvolvida através dos apontamentos do usuário do transporte público que tem deficiência visual, visando garantir maior acessibilidade a estes cidadãos. Nossa intenção é futuramente adaptá-la para atender mais usuários em condições especiais", explicou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Foram habilitadas 183 pessoas para uso do aplicativo, desde que ele começou a operar para testes no segundo semestre do ano passado. O seu acesso requer recadastramento na sede do Consórcio Guaicurus, na Rua Visconde de Tauni, nº 318, Bairro Amambaí, de segunda a sexta-feira das 10h às 16h. Dúvidas pode ser esclarecidas pelo telefone 0800 647-0060.



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