ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Aplicativo indica local para comprar orgânicos direto do produtor em MS

Caroline Maldonado | 16/03/2016 12:04
Em Anastácio, a Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, na Praça Garibaldi de Medeiros, Centro, funciona as sextas-feiras (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Em Anastácio, a Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, na Praça Garibaldi de Medeiros, Centro, funciona as sextas-feiras (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Produtos orgânicos não são tão fáceis de se encontrar, ainda mais na correria do dia a dia. Para facilitar esse encontro entre produtor e consumidor, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. O App traz endereço de produtores locais e ainda identifica onde o usuário está no momento e traça rotas para chegar ao local escolhido.

Lançado ontem (15), em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o aplicativo é fruto de parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Desde 2012, existe o site Mapa de Feiras Orgânicas, criado com apoio da Oxfam Internacional, mas o aplicativo traz novidades.

Pelo smartphone ou tablet é possível acessar receitas saudáveis e sustentáveis com alimentos regionais, segundo a nutricionista do Instituto, Ana Paula Bortoletto. “Muitos consumidores teriam preferência pelos orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvesse mais locais de comercialização próximos de suas residências”.

O lançamento faz parte da Campanha+Orgânicos, que tem atividades educativas e um portal na internet, com informação sobre os benefícios dos alimentos orgânicos/agroecológicos frente aos prejuízos daqueles produzidos com veneno.

A atualização desses canais é feita por colaboradores. Produtores e consumidores podem cadastrar novas feiras ou informar locais já existentes. “O aplicativo ainda não possui as informações sobre grupos de consumo responsável, associações ou cooperativas de produtores orgânicos, mas esses dados continuam no site e o aplicativo será atualizado para incluí-las posteriormente” detalha a nutricionista.

Em MS – Em Mato Grosso do Sul, o Mapa de Feiras Orgânicas indica cinco locais. Na Capital, existe a Feira da Agricultura Familiar de Campo Grande, que funciona na Avenida Afonso Pena, na Praça do Rádio Clube, as quartas-feiras e também no estacionamento da Prefeitura, aos sábados.

Em Anastácio, a Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, na Praça Garibaldi de Medeiros, Centro, funciona as sextas-feiras.

Em Dourados, a Feira Livre de Produtos Orgânicos funciona no Parque dos Ipes, as terças-feiras e há também o Grupo de Compras Coletiva, na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2190.

Nos siga no Google Notícias