ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Educação e Tecnologia

Hipocondríacos digitais sempre acham um defeito que não existe no computador

Paula Maciulevicius | 11/03/2014 06:46
O 'campeão' de reclamações por parte dos usuários são causados pelos cabos desconectados. Por isso, o computador ou notebook não liga. (Fotos: Cleber Gellio)
O 'campeão' de reclamações por parte dos usuários são causados pelos cabos desconectados. Por isso, o computador ou notebook não liga. (Fotos: Cleber Gellio)

De um lado, os que sofrem de hipocondria digital. Do outro, técnicos em informática que tentam 'decifrar' qual seria o “grande” problema relatado pelos donos. Nas assistências técnicas de Campo Grande, entre clientes com panes reais, há os que dramatizam dizendo que o computador ou o notebook não liga, nem acessa a internet e que pifou. Quando na verdade, a causa de tudo está no manuseio.

Com 25 anos trabalhando no ramo de informática, Geraldo Garutti, de 58 anos, coleciona boas histórias. Claro que diante das dificuldades dos clientes, ele mantém a postura e tenta explicar que na verdade o problema não vem da máquina em si e que foi provocado por quem estava do outro lado da tela.

“Já tiveram muitas situações de clientes que visitam sites de pornografia e pegam pragas que ficam abrindo sites sem parar. Daí ele fica em desespero, liga e fala vem me acudir antes que o fulano chegue”, conta.

Neste episódio, o cliente nem sempre assume o que acessou e claro, coloca a culpa na máquina. O que desperta risos dos técnicos. “Cerca de 80, 90% dos problemas não vem do sistema operacional. São casos de vírus, de pragas na internet. Acontece muito com máquinas na garantia, daí eles chegam bravos, xingando, dizendo que não comprou essa porcaria e quando a gente olha foi ele mesmo quem fez”, relata.

O 'campeão' de reclamações por parte dos usuários são causados pelos cabos desconectados. “São 'n' atendimentos dizendo que o computador simplesmente não liga. Geralmente a gente faz uma prévia, pergunta está na tomada? Os cabos estão conectados? Às vezes a pessoa não tem nem o capricho de ver e fala que está, quando você chega, estava fora da tomada”, descreve Geraldo.

Para administradora de loja de informática, hipocondria digital é resultado da dependência da tecnologia.
Para administradora de loja de informática, hipocondria digital é resultado da dependência da tecnologia.

A administradora de uma loja de informática, Maria Lúcia dos Santos, de 44 anos, explica que as ligações que recebe são quase sempre quanto ao acesso a internet. Reincidente, a rede quase nunca está conectada. Por telefone, a experiência fala mais alto e os técnicos sabem disso de cor. Só o cliente mesmo que parece estar desatento.

“Normalmente, esquecem que desconectaram o moldem e depois falam que a internet não entra. A gente fala, dá uma olhadinha, já ligou no seu provedor? Dá uma ligadinha na operadora. Aí a pessoa fala que está fora do ar e quer que funcione, mesmo que a rede não esteja disponível”, afirma.

Para ela, essa hipocondria digital está relacionada à dependência da tecnologia. “Antes as pessoas andavam sem celular ou internet, hoje ninguém consegue mais. Quando a pessoa está muito desesperada, a gente fala traz aqui e olhamos na hora”, conta.

Com pouco mais de 6 anos na ativa, o técnico em informática, Samuel Fernando da Silva Junior, de 21 anos, também tem relatos de quando precisa acrescentar algum serviço àquela visita que poderia ter sido resolvida por telefone.

Segundo ele, tem cliente que só quer resolver o problema pessoalmente. “Geralmente quando o problema é muito simples, a gente tenta verificar com o cliente se não tem outro tipo de problema no computador”, insiste.

Como a visita é cobrada por hora e para atender aquele hipocondríaco, o técnico pode ter deixado de ver outra casa, é bom fazer valer a visita.

Como a visita é cobrada por hora e para atender aquele hipocondríaco, o técnico pode ter deixado de ver outra casa, é bom fazer valer a visita.
Como a visita é cobrada por hora e para atender aquele hipocondríaco, o técnico pode ter deixado de ver outra casa, é bom fazer valer a visita.
Nos siga no Google Notícias