ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

TJMS cria aplicativo que possibilita consulta sem conexão de internet

Willian Leite | 21/08/2016 11:14
Aplicativo pode ser usado em smarthphone ou tablet (Foto: Divulgação)
Aplicativo pode ser usado em smarthphone ou tablet (Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira (22), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul disponibilizará aplicativo para tablets e smartphones que permite o manuseio de processos mesmo sem conexão de internet.

O projeto preenche uma necessidade originalmente identificada pelos próprios magistrados, que perceberam que, quando o sistema de processos tornou-se inteiramente digital, o acesso aos autos ficava mais restrito, dificultando o trabalho e prendendo-os ao chamado SAJ (Sistema de Automação da Justiça), que só podia ser acessado pelo desktop ou notebook.

Há alguns anos, surgiu a iniciativa de se criar um aplicativo que permitisse que magistrados e advogados pudessem acessar os processos pelo smarthphone ou tablet.

O aplicativo Pasta Digital – TJ/MS possibilita que os usuários possam ler processos quando estiverem desconectados da internet. A novidade passou por uma fase de testes com um dos magistrados, que o avaliou e sugeriu mudanças, deixando-o mais prático e acessível para os usuários.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós, a novidade resultará em mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional “A equipe da área de tecnologia entendeu a dificuldade que existia e resolveu a questão com a criação desse aplicativo.

Por se tratar de primeira versão, o aplicativo tem algumas limitações, como os processos em segredo de justiça que ainda não estarão disponíveis, algo a ser adicionado em versões futuras.

Além disso, o aplicativo está disponível somente para Android, pois 80% dos acessos ao portal do Tribunal de Justiça realizados por meio de dispositivos móveis são feitos por essa plataforma. A versão para IOS estará disponível em 2017.

O TJ informa que sua equipe de tecnologia da informação já está desenvolvendo melhorias para o aplicativo, que incluirão os processos em segredo de justiça. Futuramente, o aplicativo também permitirá o acesso do público aos processos.

Nos siga no Google Notícias