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Educação e Tecnologia

Uber libera “botão do pânico” para usuários chamarem a polícia pelo app

Adriano Fernandes | 26/07/2018 19:04
O botão com um escudo aparecerá na lateral inferior direita da tela durante as viagens. (Foto: Divulgação Uber)
O botão com um escudo aparecerá na lateral inferior direita da tela durante as viagens. (Foto: Divulgação Uber)

A Uber começou a liberar, nesta semana, um “botão do pânico” no aplicativo, que pode ser usado durante corridas para a realização de chamadas rápidas para a polícia. A função, antes disponível apenas para motoristas, é uma medida da companhia para ampliar a segurança druante uma corrida.

O botão com um escudo aparecerá na lateral inferior direita da tela durante as viagens, juntamente com as informações sobre o veículo em que o usuário está e seu motorista.
Por ele, é possível chamar a polícia, entrar em contato com a central da Uber ou compartilhar dados da viagem com contatos, explica o Canaltech.

No caso do compartilhamento, o software da Uber passa a permitir o registro de cinco contatos de segurança, que podem receber a localização do carro em tempo real durante a realização das corridas. Já o contato com a polícia funciona em duas etapas: ao selecionar a opção pela primeira vez, o usuário consegue verificar dados do carro, do motorista e a localização exata no momento.

A segunda opção faz a ligação para órgãos de segurança e, com os dados anteriormente acessados, o usuário consegue relatar mais fácil o que está acontecendo para receber ajuda caso seja necessário. O botão do pânico era um pedido constante tanto entre motoristas quanto entre passageiros do Uber e que agora vai se tornar realidade.

Não existe previsão de ferramentas ainda mais integradas para o Brasil, como a que permite o envio de informações de localização e do carro sem que seja preciso falar com a polícia. Esse recurso está disponível em cidades dos Estados Unidos e permite o compartilhamento de dados sem que o usuário precise conversar, uma boa alternativa para momentos de tensão em que pegar o telefone e chamar ajuda pode não ser a melhor opção.

A ideia da Uber, por outro lado, é liberar as ferramentas existentes agora a todos os seus usuários no Brasil. Segundo a empresa, pouco a pouco os passageiros nacionais começarão a ver os recursos na tela, em uma disponibilidade completa que deve acontecer até o final da próxima semana.

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