ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Contra trânsito caótico, blitze móveis começam amanhã na Capital

Fabiano Arruda e Ana Paula Carvalho | 27/07/2011 15:59
Diretor do Detran explica dinâmica das fiscalizações. Para ele, falta educação no trânsito. (Foto: João Garrigó)
Diretor do Detran explica dinâmica das fiscalizações. Para ele, falta educação no trânsito. (Foto: João Garrigó)

Para identificar veículos e motoristas irregulares e minimizar o caos que vive o trânsito de Campo Grande, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) anunciou nesta quarta-feira a realização de blitze móveis a partir de amanhã em vias estratégicas e rápidas.

A mecânica da fiscalização, que vai se estender até o final do ano, funcionará da seguinte forma: numa das faixas da rua ou avenida, que tiver a blitz, haverá um carro do Detran com equipamento capaz de fotografar e identificar as irregularidades.

A partir do momento em que o veículo "cair" nesta faixa, específica para a blitz, a velocidade permitida será de 30 quilômetros por hora. Em fração de segundos, o carro do departamento apontará um laudo.

Na quadra seguinte do fluxo estarão agentes de trânsito que serão comunicados se o motorista possui pendências ou não após passar pela blitz móvel.

A partir da identificação da infração, o procedimento funciona da mesma maneira que uma blitz comum. Em casos de licenciamento vencido, por exemplo, o autuado terá de se dirigir a uma unidade do Detran para quitar os débitos. Caso haja necessidade o carro será guinchado ao pátio do órgão.

Segundo o diretor presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, a dinâmica não vai atrapalhar o trânsito.

Nos primeiros 15 dias de fiscalização, serão duas blitze por dia, uma de manhã e outra à tarde, com dois carros de atuação. Depois a expectativa é que serão quatro diárias e, caso necessário, informa Pereira, será incorporado mais um veículo para o trabalho.

Mal educados - Para o diretor do órgão, o maior problema no trânsito campo-grandense é a falta de educação dos condutores e o respeito à harmonia das vias. “Um pedestre não consegue atravessar a Afonso Pena fora da faixa de pedestre. O motorista não respeita”, ilustra.

Blitze móveis serão realizadas duas vezes por dia nos primeiros 15 dias.
Blitze móveis serão realizadas duas vezes por dia nos primeiros 15 dias.

Outro exemplo apontado por Pereira está em números: ele conta que, entre 1º a 18 de julho, assinou 1.823 portarias de infrações de trânsito. Desse número pelo menos 20% resulta em cassação ou suspensão de dirigir, complementa.

O chefe do departamento em Mato Grosso do Sul ainda prevê que cerca de 400 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) serão cassadas até o final deste ano contra 200 cassadas no ano passado e 100 em 2009.

Auto-escolas sem culpa - Ele também considera que a culpa não está na formação oferecida pelas auto-escolas. Como exemplo, cita que jovens entre 18 e 19 anos, que têm a carteira provisória, envolvem-se em apenas 7% dos acidentes, número que geralmente aumenta após conquistarem a habitação definitiva.

“Eles saem da auto-escola bem formados. As auto-escolas são capacitadas e as provas práticas não são fáceis”, diz Carlos Henrique Santos Pereira.

Inspeções - Outra consequência das fiscalizações móveis será a inspeções veiculares. A intenção é retirar das vias os carros que não tiverem condição de trafegar.

Conforme o diretor do Detran, o motorista que tiver constatada má condição em seu veículo terá a oportunidade de se dirigir ao órgão para regularização. Caso a situação seja novamente reprovada, o veículo será proibido de trafegar.

Nos siga no Google Notícias