ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sistema Digital reduz pela metade tempo de vistoria no Detran

Viviane Oliveira | 11/11/2013 09:19
Funcionário do Detran fazendo vistoria em um veículo, utilizando o sistema novo. (Foto: Marcos Ermínio)
Funcionário do Detran fazendo vistoria em um veículo, utilizando o sistema novo. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de uma semana de teste, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) começou nesta segunda-feira (11) a fazer vistoria veicular totalmente digital. O objetivo é reduzir pela metade o tempo de atendimento, que era de 10 a 12 minutos para 6 minutos.

As imagens e os dados dos veículos são capturados por um aplicativo implantado em um aparelho celular. As informações serão validadas de forma instantânea.

Emplacamento, mudança de categoria, alteração de característica, 2ª via do recibo de compra e venda inclusão de alienação, desalienação, licenciamento de veículos categoria aluguel, mudança de motor e liberação de veículo apreendidos, são os serviços que precisam de vistoria. No total 300 veículos são atendidos por dia, entre motos, veículos pequenos e pesados.

O analista de sistema Humberto Peres, 43 anos, comprou um carro na semana passada e aguardava para fazer a vistoria. “Quanto mais rápido no atendimento melhor para nós. Tudo que for para facilitar é bem vindo”, diz, acrescentando que foi cedo ao Detran para não perder o dia de trabalho.

Na maioria das vezes os itens veiculares que reprovam na vistoria são luz de freio, luz de seta, lacre rompido e pneu careca. Com a implantação da vistoria eletrônica, os técnicos poderão usar o paquímetro para avaliar o desgaste do pneu do veículo, por exemplo. “Além da rapidez e segurança, o novo sistema vai combater, de vez, qualquer tipo de fraude”, destaca o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira.

Diretor-Presidente, Carlos Henrique mostra um dos aparelhos utilizados para fazer a vistoria. (Foto: Marcos Ermínio)
Diretor-Presidente, Carlos Henrique mostra um dos aparelhos utilizados para fazer a vistoria. (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo o diretor, o órgão é o primeiro entre os Detran de todo o país a aderir à tecnologia, que é uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito).

O casal Cláudio e Giulliana aprovou o novo serviço. Os dois compraram um carro há 3 meses e estava no pátio do Detran aguardando a vez. “Quanto mais rápido melhor”, diz Cláudio que ainda ia levar a esposa para o serviço e depois ia seguir para seu trabalho, que fica no bairro Universitário, do outro lado da cidade.

“Quando a gente pensa em mexer com qualquer documento, a primeira coisa que vem na cabeça é fila e demora, então se a mudança for para melhor nós aprovamos”, finaliza Cláudio.

Além de Campo Grande, a vistoria eletrônica foi implantada em Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Paranaíba, Maracaju, Coxim, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Caarapó. “Até o ano que vem teremos 100% do sistema digital instalado em todo Estado”, afirma Carlos Henrique.

Nos siga no Google Notícias