ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Aérea retoma voos suspensos pela pandemia e Dourados fica fora

Paulo Nonato de Souza | 03/06/2021 08:08
Avião da Gol Linhas Aéreas no pátio do Aeroporto Regional de Dourados sem previsão de retorno (Foto: Arquivo/Reprodução)
Avião da Gol Linhas Aéreas no pátio do Aeroporto Regional de Dourados sem previsão de retorno (Foto: Arquivo/Reprodução)

A companhia aérea Gol iniciou o mês de junho com a retomada de voos que estavam suspensos por causa da pandemia de coronavírus. Reabriu sete bases regionais sem os voos semanais interligando o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados (MS).

Os voos Guarulhos/Dourados/Guarulhos entraram na lista do enxugamento da malha aérea realizado pela Gol em abril e maio, com redução significativa no número de voos, por consequência do agravamento da pandemia. No entanto, a companhia reabriu suas bases em Caldas Novas (GO), Campina Grande (PB), Caxias do Sul (RS), Londrina (PR), Montes Claros (MG), Sinop (MT) e Uberlândia (MG), e todas em conexão com o aeroporto de Guarulhos.

Com a retomada das sete bases regionais, segundo nota divulgada pela companhia aérea, ao longo do mês de junho serão 400 decolagens diárias, 36% a mais do que em maio. Os aeroportos com maior volume de conexões em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador vão responder por 62% dos voos.

A Gol Linhas Aéreas estreou a rota entre Dourados e Guarulhos, sua 61ª base nacional, em 2 de março de 2020, mas em menos de um mês teve que suspender a programação. Retomou a ligação entre a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e o Aeroporto de Guarulhos (SP) em 3 de fevereiro de 2021 com três voos por semana, às quartas, sextas e domingos, mas em abril as operações foram novamente suspensas pela companhia.

Reforma do aeroporto - Além das adequações na sua malha aérea devido a queda na demanda de passageiros provocada pela pandemia, a reforma do Aeroporto Regional de Dourados provavelmente também pesou para que a cidade ficasse fora da retomada de voos da Gol. Desde o início de maio os pousos e decolagens foram suspensos para a realização de obras, como a ampliação da extensão da pista principal para 2.240 metros.

As obras no aeroporto douradense estão sendo executadas pelo Exército, e a conclusão dos serviços está prevista para setembro de 2023, conforme nota enviada à editoria de turismo do Campo Grande News pelo Chefe da Seção Técnica do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, capitão Fernando Duncan Loureiro Pinheiro.

“A ampliação e restauração do Aeroporto Regional de Dourados encontra-se em andamento, conforme cronograma estabelecido com anuência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)", diz o comunicado.

Ainda de acordo com a nota, existe previsão de reabertura das operações no Aeroporto de Dourados para 1º de novembro de 2021, em caráter provisório,  e de novo período de fechamento, a ser iniciado em março de 2022. Veja no site oficial da Gol como ficou a malha aérea da companhia depois do corte de voos.

Nos siga no Google Notícias