ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Atrativo de Bonito ganha prêmio nacional por turismo sustentável

Paulo Nonato de Souza | 01/06/2021 08:12
Cachoeira Sinhozinho, uma das belezas naturais da Estância Mimosa que vale a pena conhecer (Foto: Márcio Cabral)
Cachoeira Sinhozinho, uma das belezas naturais da Estância Mimosa que vale a pena conhecer (Foto: Márcio Cabral)

Turismo sustentável! Se você ainda não é adepto, certamente já ouviu falar nessa ideia que propõe a prática de atividades turísticas levando em conta seus impactos econômicos, sociais e ambientais futuros. Em destinos de natureza no Brasil e no resto do mundo já se percebe o esforço dos empresários do setor no sentido de trabalhar no mercado de viagens sem deixar de se preocupar com seus efeitos negativos.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a Estância Mimosa Ecoturismo, especializada em passeios de trilhas, cachoeiras e contemplação de aves, localizada a 24 km do centro de Bonito, município distante 297 km de Campo Grande, acaba de conquistar o tradicional Prêmio ECO 2020/2021, na categoria Práticas de Sustentabilidade. A Estância concorreu com o trabalho “Sustentabilidade é a alma do nosso negócio” e foi vencedora ao lado de empresas nacionais como a Natura, Avon, Claro e Santander Brasil.

A diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, Luiza Coelho, disse que todos da equipe responsável pelo atrativo ficaram felizes em saber que suas ações de preservação da fauna e da flora encantaram os juízes do Prêmio Eco. “Nosso desejo como empresa familiar é encantar cada visitante com a beleza e delicadeza deste pedacinho de chão que é a Mimosa, o qual cuidamos com muito carinho”, ressaltou ela.

Guia comanda grupo de crianças em uma das trilhas do atrativo turístico (Foto: Beto Nascimento)
Guia comanda grupo de crianças em uma das trilhas do atrativo turístico (Foto: Beto Nascimento)

Estância Mimosa - Trilhas, banhos em cachoeiras de águas cristalinas e contemplação de animais silvestres em 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso. É o que você vai encontrar na Estância Mimosa Ecoturismo, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais visitados na região da Serra da Bodoquena.

É um passeio que encanta pelo contato intenso com a natureza. A paisagem é singular e a programação de caminhadas por 2,8 km de trilhas em meio à vegetação do cerrado, contemplação de aves, cavalgadas e mergulhos em piscinas naturais, por exemplo, com certeza vão fazer você esquecer a correria da vida urbana.

No passeio você tem a oportunidade de avistar aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto, além de uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado. São mais de 250 espécies de aves catalogadas.

Os animais chamam a atenção, mas as cachoeiras também encantam os turistas. E são muitas, nove no total, cada uma mais interessante que a outra, como a Cachoeira Mutum, a Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol, além de quatro mirantes para contemplação da morraria da Serra da Bodoquena. O passeio ainda inclui almoço a base de comida regional preparada em fogão à lenha.

Dicas sobre o passeio:

- O acesso é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena;

- Informações sobre valores dos pacotes e agendamentos de visitas somente nas agências de turismo de Bonito;

- O pacote inclui seguro de acidentes pessoais vigente durante o passeio, guia credenciado pelo atrativo e colete salva-vidas;

- Não é permitido calçado aberto nas trilhas;

- Na sede do atrativo há restaurante, bar e loja de souvenirs que aceitam cartões de crédito.

Nos siga no Google Notícias