ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Brasileiros aproveitam feriadão para viajar pelo País

Por Paulo Nonato de Souza | 12/10/2021 08:14
O movimento nos aeroportos será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão (Foto: Henrique Kawaminami)
O movimento nos aeroportos será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudança para melhor! Ainda estamos sob regras de biossegurança contra a Covid-19, mas é evidente que os brasileiros já respiram mais aliviados, depois de quase dois anos de pressão e tensão decorrentes da pandemia. Basta ver os números da Infraero sobre o fluxo de viajantes nos aeroportos do país neste feriado prolongado de outubro, que no caso dos sul-mato-grossenses são dois emendados. Ontem, 11, data comemorativa pela criação do Estado de Mato Grosso do Sul, e nesta terça-feira, 12, pelo Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil.

De acordo com a estimativa de embarques e desembarques da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e operadora de 27 aeroportos do país, incluindo o Aeroporto Internacional de Campo Grande, no período entre sexta-feira, 8, e amanhã, 13, o movimento será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão, 60% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020. Entre os destinos mais buscados pelos viajantes estão as capitais do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No ano passado, o movimento nos aeroportos brasileiros contabilizou 432.265 passageiros entre os dias 8 e 13 de outubro com o uso de 3.748 aeronaves. Este ano, somente na última sexta-feira, 8, o fluxo de passageiros foi de 194.844 pessoas. Ao todo são esperadas 5.555 operações de pousos e decolagens.

Em nota, o Ministério do Turismo divulgou que espera um movimento de mais de 1,7 milhão de pessoas pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre sexta-feira e quarta-feira . Os Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos-Campinas estão entre os mais movimentados, recebendo cerca de 365 mil e 242 mil passageiros, respectivamente.

“Os turistas estão ganhando mais confiança em viajar pelo país graças às medidas adotadas pelo governo federal junto com as autoridades de saúde, os protocolos sanitários e ao avanço, cada dia mais, na imunização do povo brasileiro. Estamos voltando aos níveis pré-pandemia”, afirma o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “A estimativa é animadora e mostra que o turismo está voltando a ser o que era antes”, ressalta.

Um dos principais destinos de conexão, o aeroporto de Congonhas deve receber 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado no feriado prolongado de outubro de 2020. Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, a movimentação será de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro.

OS CUIDADOS CONTINUAM - A campanha de vacinação avançou no Brasil, já são 99,6 milhões de pessoas totalmente vacinadas, 46,9% da população, mas os cuidados devem continuar porque, se o quadro não é mais aterrorizante, ainda é preocupante. A Covid-19 continua registrando mortes por todo o país e por isso não se pode abrir mão das regras de biossegurança, como uso de máscara, higienização e distanciamento. Cartilha lançada pelos ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública com o nome de “Consumidor Turista” reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo para garantir melhores experiências aos turistas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário