ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Brasileiros aproveitam feriadão para viajar pelo País

Paulo Nonato de Souza | 12/10/2021 08:14
O movimento nos aeroportos será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão (Foto: Henrique Kawaminami)
O movimento nos aeroportos será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudança para melhor! Ainda estamos sob regras de biossegurança contra a Covid-19, mas é evidente que os brasileiros já respiram mais aliviados, depois de quase dois anos de pressão e tensão decorrentes da pandemia. Basta ver os números da Infraero sobre o fluxo de viajantes nos aeroportos do país neste feriado prolongado de outubro, que no caso dos sul-mato-grossenses são dois emendados. Ontem, 11, data comemorativa pela criação do Estado de Mato Grosso do Sul, e nesta terça-feira, 12, pelo Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil.

De acordo com a estimativa de embarques e desembarques da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e operadora de 27 aeroportos do país, incluindo o Aeroporto Internacional de Campo Grande, no período entre sexta-feira, 8, e amanhã, 13, o movimento será de mais de 700 mil pessoas que se programaram para viajar neste feriadão, 60% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020. Entre os destinos mais buscados pelos viajantes estão as capitais do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No ano passado, o movimento nos aeroportos brasileiros contabilizou 432.265 passageiros entre os dias 8 e 13 de outubro com o uso de 3.748 aeronaves. Este ano, somente na última sexta-feira, 8, o fluxo de passageiros foi de 194.844 pessoas. Ao todo são esperadas 5.555 operações de pousos e decolagens.

Em nota, o Ministério do Turismo divulgou que espera um movimento de mais de 1,7 milhão de pessoas pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre sexta-feira e quarta-feira . Os Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos-Campinas estão entre os mais movimentados, recebendo cerca de 365 mil e 242 mil passageiros, respectivamente.

“Os turistas estão ganhando mais confiança em viajar pelo país graças às medidas adotadas pelo governo federal junto com as autoridades de saúde, os protocolos sanitários e ao avanço, cada dia mais, na imunização do povo brasileiro. Estamos voltando aos níveis pré-pandemia”, afirma o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “A estimativa é animadora e mostra que o turismo está voltando a ser o que era antes”, ressalta.

Um dos principais destinos de conexão, o aeroporto de Congonhas deve receber 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado no feriado prolongado de outubro de 2020. Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, a movimentação será de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro.

OS CUIDADOS CONTINUAM - A campanha de vacinação avançou no Brasil, já são 99,6 milhões de pessoas totalmente vacinadas, 46,9% da população, mas os cuidados devem continuar porque, se o quadro não é mais aterrorizante, ainda é preocupante. A Covid-19 continua registrando mortes por todo o país e por isso não se pode abrir mão das regras de biossegurança, como uso de máscara, higienização e distanciamento. Cartilha lançada pelos ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública com o nome de “Consumidor Turista” reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo para garantir melhores experiências aos turistas.

Nos siga no Google Notícias