ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Brasileiros se sentem seguros para viajar no segundo semestre

Por Paulo Nonato de Souza | 24/06/2021 07:40
Pesquisa diz que brasileiros vão viajar mais no segundo semestre e que a preferência será por lugares sem aglomeração (Foto: Praia em Salvador/Reprodução)
Pesquisa diz que brasileiros vão viajar mais no segundo semestre e que a preferência será por lugares sem aglomeração (Foto: Praia em Salvador/Reprodução)

Com o avanço da campanha de vacinação e a sensação de segurança sanitária nos brasileiros, os empresários do setor estão apostando na retomada das atividades, próxima da normalidade, em todo o país no segundo semestre deste ano. É o que diz uma pesquisa da Zarpo, agência de viagens online, especializada em destinos nacionais, divulgada esta semana pelo Ministério do Turismo.

De acordo com pesquisa, cerca de 90% dos viajantes brasileiros devem viajar até o final de 2021, e um dos principais motivos para esta alta intenção, segundo o levantamento, é a sensação de segurança sanitária nos hotéis e resorts nacionais, que juntos representam 20% das adesões aos selos de boas práticas de higienização e protocolos de biossegurança específicos contra a Covid-19, como o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro -, do Ministério do Turismo.

Depois de um ano e meio de pandemia, a avalição é de que os destinos turísticos e os meios de hospedagem aumentaram as medidas de saúde e segurança, além de terem aprimorado os processos de limpeza em suas propriedades. Isso tem gerado expectativa positiva nas pessoas que estão planejando viajar.

O levantamento da Zarpo revela que pelo menos 50% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos três meses. Entre os destinos mais buscados, dois são nordestinos: Porto Seguro (BA) e Porto de Galinhas (PE). A região também é responsável pelo interesse de mais da metade (52,3%) dos viajantes. Logo depois vem o Sudeste (25,6%) e a região Sul do país (15%). No Sudeste a procura maior é por destinos turísticos no interior de São Paulo, e no Sul o destaque é a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

Pesquisa da plataforma internacional de reservas Booking.com também mostra o entusiasmo dos viajantes brasileiros para o segundo semestre. Diz que o Brasil está entre os três países do mundo onde a população deseja viajar em 2021, e neste ranking aparece empatado com a Índia e atrás apenas de Israel e Vietnã.

Conforme o levantamento, 63% dos entrevistados no país consideram que viajar tornou-se ainda mais importante agora do que antes da pandemia de Covid-19. Os dados revelam que 3 em cada 4 brasileiros estão ansiosos para realizar a próxima viagem.

O estudo da Booking.com constatou que 18% dos brasileiros planejam comprar vouchers de viagem para utilizar com a família e amigos e 20% pretendem remarcar seus roteiros utilizando crédito de viagens canceladas em vez de pedir reembolso. Além disso, 42% planejam escolher destinos menos frequentados, 27% querem reservar acomodações independentes e 16% buscariam acomodações em sua própria cidade, ou próxima a ela, para apoiar o comércio local.

Destinos menos frequentados - O estudo constatou ainda que 18% dos brasileiros planejam comprar vouchers de viagem para utilizar com a família e amigos e 20% pretendem remarcar seus roteiros utilizando crédito de viagens canceladas em vez de pedir reembolso. Além disso, 42% planejam escolher destinos menos frequentados, 27% querem reservar acomodações independentes e 16% buscariam acomodações em sua própria cidade, ou próxima a ela, para apoiar o comércio local.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário