ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 16º

Lugares por Onde Ando

Campos do Jordão é como viajar para a Europa sem sair do Brasil

Por Paulo Nonato de Souza | 15/06/2021 08:08
Portal de Campos do Jordão, a porta de entrada é o principal cartão postal da cidade que tem clima e jeito europeu (Foto: Prefeitura de Campos do Jordão/Divulgação)
Portal de Campos do Jordão, a porta de entrada é o principal cartão postal da cidade que tem clima e jeito europeu (Foto: Prefeitura de Campos do Jordão/Divulgação)

O inverno começa no dia 21 deste mês e vai até o dia 22 de setembro, e como estamos fora da flexibilização adotada na retomada do turismo na Europa, que tal curtir a época mais fria do ano como se estivesse no inverno europeu, sem sair do Brasil? A dica é Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, uma cadeia de montanhas que se estende pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Distante apenas 181,2 km de São Paulo, o trajeto mais rápido para chegar em Campos do Jordão, a partir da capital paulista, é pelas rodovias Ayrton Senna/Trabalhadores, SP-070 e Floriano Rodrigues Pinheiro, mas  também é possível fazer a viagem de carro pela rodovia Presidente Dutra.

O centro turístico da cidade é chamado de Capivari. É onde a vida noturna acontece em meia a várias lojas, cafeterias, a cervejaria Baden-Baden e edifícios de estilo enxaimel, uma técnica de construção europeia, bastante utilizada na Alemanha. É um lugar bem centralizado, ótimo para um passeio a pé ao ar livre, para fazer algumas compras ou tomar um chocolate quente.

Sabemos que o cenário da Covid-19 ainda não é muito animador por conta das restrições para conter aglomerações, sobretudo nos fins de semana. Em Campos do Jordão, por exemplo, com a aproximação da temporada de inverno, foram ativadas barreiras sanitárias às sextas-feiras, os restaurantes só podem funcionar com 30% da capacidade e devem fechar às 18h, e partir desse horário é proibida a venda de bebidas alcoólicas, inclusive na modalidade take-away (retirada no local).

De acordo com o site Melhores Destinos, Campos do Jordão é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas é com a chegada do inverno que o lugar vive os seus dias mais animados. De junho a agosto, principalmente em julho, as hospedagens costumam ser mais caras e o trânsito pode ser bem incômodo.

Se prefere encontrar a cidade mais vazia, a melhor alternativa é a meia estação, em maio ou outubro, ou também no verão, quando a cidade continua linda e tem menos gente, mas com a ressalva de que os finais de semana e feriados são sempre mais movimentados, não importa a época do ano.

Com visual de cidade europeia, Campos do Jordão é uma boa alternativa de passeio diferentão seja qual for a época do ano (Foto: Prefeitura de Campos do Jordão/Divulgação)
Com visual de cidade europeia, Campos do Jordão é uma boa alternativa de passeio diferentão seja qual for a época do ano (Foto: Prefeitura de Campos do Jordão/Divulgação)

Como estamos em pandemia, antes de fechar a compra da sua viagem não deixe de fazer contato direto com os hotéis e passeios para ter informações atualizadas, porque alguns serviços podem não estar funcionando ou sofrer alterações em seu horário de funcionamento. Veja abaixo 10 dicas do site Melhores Destinos sobre o que fazer em Campos do Jordão:

1.  Parque Capivari e passeio no teleférico 

O Parque Capivari está localizado no centrinho turístico de Campos do Jordão, chamado Capivari. O local não é grande, mas tem um lago onde você pode alugar pedalinhos, a estação de onde parte a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, uma roda gigante e o teleférico, que faz o trajeto entre a cidade e o alto do Morro do Elefante, que oferece uma vista panorâmica da cidade. Esse é um passeio simples, mas muito tradicional para fazer em Campos do Jordão!

2. No Morro do Elefante

O Morro do Elefante está localizado na região central de Campos do Jordão e tem um ponto panorâmico de observação da cidade. O local pode ser acessado de carro ou pelo teleférico que parte do Parque Capivari. Vale muito a pena visitar o morro e tirar fotos lá de cima!

3. Visitar o Amantikir

É uma das principais atrações em Campos do Jordão, um parque com jardins muito bem cuidados, grande variedade de plantas e uma bela vista para as montanhas que cercam a cidade. É ótimo para um passeio ao ar livre em um agradável dia de sol, possui uma lanchonete para lanches e jardins. O parque oferece visitas guiadas, que podem ser uma boa ideia para conhecer melhor sobre sua história e sobre as espécies encontradas no local.

4. Tirar fotos na Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um ponto panorâmico de observação das montanhas da Serra da Mantiqueira e que vale muito a pena parar para tirar algumas fotos. O lugar fica a cerca de 3 km do portal de entrada de Campos do Jordão e fica ainda melhor se você visitá-lo em um dia de tempo aberto.

5. Passeio na Estrada de Ferro Campos do Jordão

Local histórico, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi criada por médicos para transporte pacientes que visitavam a cidade. Hoje funciona no local um passeio de bondinho turístico, que faz um trajeto muito interessante para você conhecer a cidade e região. Os bondinhos saem da Estação Emílio Ribas e vão até Abernéssia, percorrendo em torno de 4 km, ou até o portal da cidade.

6. Fotos no Portal de Campos do Jordão

Localizado na entrada da cidade, o Portal de Campos do Jordão, construído em estilo enxaimel, marca a chegada dos visitantes. É um lugar onde muita gente gosta de tirar fotos para registrar sua visita. É onde fica o centro de atendimento ao turistas.

7. Noite de fondue

Nada melhor do que curtir uma noite de inverno saboreando um bom fondue. De origem suíça, o fondue é um prato muito popular em Campos do Jordão, servido em diversos restaurantes e que agrada a todos com suas dezenas de variedades e acompanhamentos. Você pode provar o tradicional fondue de queijos, mas o fondue de chocolate e carnes também são boas opções.

8. Chocolates, momentos imperdíveis

Clima frio e cidade serrana combinam muito bem com chocolates. Há muitas chocolaterias pela cidade onde você pode encontrar barrinhas, bombons e trufas de vários sabores, além de tomar um maravilhoso chocolate quente nos dias mais frios. Algumas boas opções são as chocolaterias Bruno Alves, Bourbon, Araucária, Platanus, Caramello, Sabor Chocolate e Toco. Também merece uma visita a fábrica e  loja temática da Cacau show na cidade.

9. Canto gregoriano no Mosteiro de São João

Se você curte canto gregoriano, um gênero de música vocal monofônica, então não deixe de agendar sua visita ao Mosteiro de São João. Localizado em um bosque bem próximo ao centro e no caminho para o Palácio Boa Vista, o mosteiro é um lugar encantador que vale a visita, seja para apreciar os belos jardins ou para um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta.

Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração das monjas, com canto gregoriano. É emocionante a singeleza e a suavidade do canto das religiosas, que dura 40 minutos e torna o passeio imperdível! A entrada é gratuita e há uma lojinha onde se pode adquirir, entre outros produtos, os famosos chocolates artesanais das irmãs Trapistas de Santa Catarina. Mais informações no site do Mosteiro de São João.

10. Passeio de bondinho

É uma ótima opção para se ter uma visão geral de Campos do Jordão. A partida é na estação Emílio Ribas, que fica no Capivari, e segue pelos bairros Jaguaribe e Abernéssia até atingir o ponto final, junto ao portal da cidade. Para o retorno, o bonde não vira: o condutor passa para o outro lado e cada passageiro vira seu assento para a posição contrária. O percurso dura, em média, 50 minutos e custa R$ 16 (crianças de até 5 anos não pagam). Mais informações no site Estrada de Ferro Campos do Jordão

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário