ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Com paisagem de cartão postal, Lagoa Misteriosa celebra 10 anos

Paulo Nonato de Souza | 31/07/2021 08:52
Flutuação na Lagoa Misteriosa é como se você estivesse voando (Foto: Marcelo Krause)
Flutuação na Lagoa Misteriosa é como se você estivesse voando (Foto: Marcelo Krause)

Obra prima da natureza. Ao longo de uma década, são muitos os adjetivos em um extenso vocabulário para referendar a Lagoa Misteriosa, uma caverna alagada na zona rural do município de Jardim, a 237 km de Campo Grande, como um dos passeios mais procurados pelos turistas, em Mato Grosso do Sul. Com 30 metros de largura e 60 de cumprimento, 10 anos depois de ter se tornado atrativo turístico em julho de 2011, sua profundidade ainda é um mistério.

Na última quinta-feira, 29, o atrativo completou 10 anos de atividades de flutuação e mergulho com cilindro. Nesse período, a Lagoa Misteriosa recebeu turistas dos mais variados perfis, incluindo, mergulhadores profissionais, quem nunca havia mergulhado antes e até quem não sabe nadar.

Isso mostra o quanto a Lagoa Misteriosa atrai e fascina as pessoas que curtem natureza. Sétima maior caverna em extensão no país, “a lagoa sem fundo”, como também é conhecida, está entre as cavernas inundadas mais profundas do Brasil. A transparência incrível de suas águas e a profundidade desconhecida fazem do passeio um lugar mágico, características que despertam diversas emoções em seus visitantes.

A história do atrativo começou em 2005, quando o pecuarista Eduardo Folley Coelho fez uma reunião em família e comunicou suas filhas que iria comprar a área da Lagoa Misteriosa. Mesmo considerando um investimento de risco, avaliou que se tratava de um lugar especial no mundo. “É que nesta época, a Lagoa Misteriosa estava com a visitação turística interrompida para a realização dos estudos do seu Plano de Manejo”, disse Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo.

Da aquisição da área ao início da operação turística na Lagoa Misteriosa, seis anos se passaram. "Em 29 de julho de 2011, o sonho se tornou realidade e iniciamos a operação turística da Lagoa, sempre pautados em organização, qualidade, segurança e melhoria contínua. Desde então, vivemos esta realização da missão de encantar nossos visitantes diariamente, sempre apoiados por nossos parceiros. A Lagoa Misteriosa é realmente um pedacinho do céu na terra, com suas águas azuis cristalinas”, ressaltou Luiza.

A Lagoa tem uma extensa lista de premiações, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e o ECO®, uma iniciativa que promove as melhores práticas empresariais voltadas para a sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente, ambos em 2018, e o “Tourism for Tomorrow Awards”, da WTTC (World Travel & Tourism Council), na categoria “Gestão de Destinos", voltado para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do turismo, em benefício dos locais e visitantes.

O TripAdvisor, considerado um dos maiores portais de turismo do mundo, tem algumas experiências compartilhadas pelos visitantes da Lagoa. "Sem sombra de dúvida o melhor passeio que fiz na região de Bonito (MS). A Lagoa Misteriosa ficará guardada junto com minhas melhores lembranças de viagem, as fotos não traduzem nem um décimo da beleza e da magia do local”, relatou um internauta, que se identifica apenas como Alex.

“A experiência em conhecer a Lagoa Misteriosa foi surreal. Não sei nadar, tenho medo de profundidade, mas o mergulho foi fantástico. Quero deixar aqui meu agradecimento ao instrutor Felipe, que graças à ele, tive a melhor experiência da vida, pois ele com sua calma, paciência e generosidade fez com que eu me sentisse super segura e consegui atingir 8 metros de profundidade, pois tentei desistir duas vezes. Super recomendo, inclusive, para quem tem medo como eu", disse Cristiane H.

Serviço - A Lagoa Misteriosa oferece aos visitantes os passeios de flutuação, mergulho com cilindro nas categorias batismo (8m), básico (18m), avançado (25m) e técnico (60), sendo as três últimas específicas para visitantes que possuem curso de mergulho de acordo com cada modalidade. As reservas são feitas nas agências de turismo de Jardim e Bonito. Mais informações, acesse a site oficial do Grupo Rio da Prata.

Nos siga no Google Notícias