ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Dicas de paraísos naturais para uma "esticada" no feriado

Paulo Nonato de Souza | 04/04/2022 15:22
Passeio de caiaque pelos rios e cachoeiras da Serra da Bodoquena, curtir a paz do contato com a natureza, é uma dica para o feriado de Tiradentes – Foto: Reprodução
Passeio de caiaque pelos rios e cachoeiras da Serra da Bodoquena, curtir a paz do contato com a natureza, é uma dica para o feriado de Tiradentes – Foto: Reprodução

Viajar de avião pelo Brasil ficou bem mais caro desde março. As três principais companhias aéreas nacionais – Latam, Gol e Azul – anunciaram reajustes alegando como justificativa o conflito na Ucrânia, que teria feito disparar o preço do petróleo. Assim, se as suas finanças não estão favoráveis, e ainda não fez seu planejamento para aproveitar o feriado nacional do Dia de Tiradentes, talvez a melhor opção esteja entre os paraísos naturais de Mato Grosso do Sul.

O 21 de Abril vai cair numa quinta-feira. Se conseguir negociar no trabalho para emendar a sexta-feira, a esticada com o sábado e domingo será de quatro dias. Neste caso, viajar no seu próprio carro, moto ou de ônibus para algum dos destinos sul-mato-grossenses de natureza pode sair bem mais em conta.

Em Mato Grosso do Sul, os destinos de natureza mais famosos são o Pantanal e Bonito, mas o estado tem outros paraísos naturais, alguns bem próximos de Campo Grande. Veja cinco dicas abaixo para você curtir e relaxar no feriado em homenagem ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, o mártir da Independência do Brasil:

JARAGUARI – Distante 44 km de Campo Grande, Jaraguari vale muito a pena para um bate e volta, claro, se você mora na Capital e curte fazer passeios na natureza. Uma boa dica é a Trilha do Sapo, que abriga quatro cachoeiras  no percurso quase todo dentro do Rio Jatobá.

RIO NEGRO - A 130 km de Campo Grande, Rio Negro é outro destino perfeito para um bate volta para os campo-grandenses neste período de Carnaval. Um dos atrativos mais buscados pelos visitantes é o Rio do Peixe, quer abriga uma cachoeira de mais de 60 metros de altura.

Outro atrativo interessante em Rio Negro é o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada a 154 km de Campo Grande com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos ainda inclui trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II.

JARDIM – Distantes apenas 237 km de Campo Grande, Jardim é um município com uma grande variedade de belezas naturais. Fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e abriga lugares belíssimos, como o Buraco das Araras, localizado na Fazenda Alegria, a 28 km do centro da cidade. O buraco tem dimensões gigantescas: 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nele, vivem muitas espécies de animais, com destaque para as araras, que se refugiam em seus paredões.

Outra atração em Jardim é a Lagoa Misteriosa, que deve ser reaberta à visitação na segunda quinzena deste mês. Todos os anos o local fica fechado entre a segunda quina de outubro e a primeira quinzena de abril devido a temporada de algas que deixam as águas esverdeadas. Isso acontece todos os anos entre outubro e abril. A Lagoa tem 30 metros de largura e 60 metros de comprimento.

BODOQUENA – Fica a 263 km de Campo Grande e a 71 km de Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Faz parte da área de conservação conhecida como Parque Nacional da Serra da Bodoquena, lugar que impressiona pela diversidade de fauna e flora, incluindo belas cachoeiras, a maior parte aberta para visitação. O município rivaliza com Bonito em belezas naturais, tanto que defende um slogan que diz: “Bonito mesmo é Bodoquena”.

ITAQUIRAÍ – Na divisa com o Paraná, a 405 km de Campo Grande, você tem a Praia da Amizade, um belo atrativo às margens do Rio Paraná. Fica próxima ao Porto Santo Antônio, numa região com bosque, área de camping e capacidade para aproximadamente 400 barracas, trilhas para caminhada, gruta e uma cachoeirinha, além de  churrasqueiras, duchas, banheiros e sanitários.

Nos siga no Google Notícias