ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Dicas de passeios em Portugal, começando por Lisboa

Por Paulo Nonato de Souza | 23/01/2024 09:20
Construída em 1520 como defesa militar de Lisboa contra possíveis invasores, a Torre de Belém é um dos lugares imperdíveis de Lisboa – Foto: Reprodução
Construída em 1520 como defesa militar de Lisboa contra possíveis invasores, a Torre de Belém é um dos lugares imperdíveis de Lisboa – Foto: Reprodução

Planejando uma viagem a Portugal em 2024? Viajar é sempre bom, não importa quando, mas é bom levar em conta o fator clima. Neste caso, a primavera, que vai de meados de março até junho, e o verão, de julho a setembro, são as melhores épocas para curtir as belezas portuguesas. Deve-se levar em conta  também a alta temporada, se quiser evitar lugares cheios e preços bem mais altos.

Portugal é um país de clima ameno. O outono e o inverno são estações de chuva e clima frio, mas nada comparado com o resto da Europa. A primavera tem o espetáculo dos campos floridos e o verão traz muito sol e longos dias quente até por volta de 21h. Onde estiver, com certeza terá muito tempo para aproveitar e relaxar, melhor ainda se estiver numa praia.

O pico do verão português é no mês de agosto. É quando os preços ficam mais altos, especialmente nas praias do Algarve, onde as águas são mornas e cristalinas. Nos meses do verão, julho, agosto e setembro, a temperatura da água do mar no Algarve oscila entre 21 e 25 graus. Não por acaso é a região praiana preferida dos turistas, incluindo os portugueses.

Nesta época do ano Portugal oferece outra atração turística bastante interessante. É a colheita das uvas nas vinícolas, que acontece nos meses de agosto e setembro. Vale a pena agendar um passeio e ainda participar da famosa Pisa das Uvas, uma experiência regada a alegria e tradição nas vinícolas do país.

A famosa Pisa da Uva, uma tradição durante o período de colheita nos meses de agosto e setembro - Foto: Reprodução
A famosa Pisa da Uva, uma tradição durante o período de colheita nos meses de agosto e setembro - Foto: Reprodução

Veja abaixo outras dicas para aproveitar uma viagem de cinco dias em Portugal, começando e finalizando pela capital Lisboa:

Primeiro dia: Chegue em Lisboa e explore a cidade, visitando lugares como a Torre de Belém, a Praça do Comércio, o Mosteiro dos Jerônimos, a Praça do Rossio, o Castelo de São Jorge e o Elevador de Santa Justa. E não deixe de experimentar o pastel de nata e o bacalhau à brasa.

Segundo Dia: Pegue um trem na estação central para a cidade de Sintra, distante apenas 28 km de Lisboa. Lá, visite o Palácio Nacional de Sintra e o Castelo dos Mouros, depois, uma boa opção pode ser Cascais, a 17 km de Sintra. Basta dizer que Cascais fica a beira mar e a apenas 40 minutos de trem de Lisboa.

Terceiro Dia: A cidade do Porto é a dica do terceiro dia. São 3015 km que se pode percorrer de trem desde Lisboa. Atrativos não faltam no Porto, como o passeio pelas margens do Rio Douro, a Catedral de São Francisco, a Ponte D. Luis I, saborear a famosa Francesinha, um tipo de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, presunto e queijo, e o vinho do Porto.

Quarto Dia: Que tal emendar o Porto com a Serra da Estrela. São 197 km de distancia que você percorrer de ônibus ou alugar um carro. Lá, caminhe pelas trilhas na montanha e faça uma parada em Seia para provar o queijo da serra e visitar a Fábrica do Queijo Serra da Estrela.

Quinto Dia: Hora de retornar a Lisboa em uma viagem de 296 km. Na capital portuguesa aproveite para passear pelo bairro de Alfama, onde poderá visitar o Mercado da Ribeira e o Fado Museum. Depois, desfrute de um jantar típico de peixe em um restaurante à beira-mar.

Nos siga no Google Notícias