ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Dicas de passeios para você curtir Bonito agora no inverno

Paulo Nonato de Souza | 06/07/2021 08:12
Passeio de Flutuação na nascente do Rio Sucuri, um dos atrativos que funcionam o ano inteiro em Bonito (Foto: Divulgação/Agência Arizona)
Passeio de Flutuação na nascente do Rio Sucuri, um dos atrativos que funcionam o ano inteiro em Bonito (Foto: Divulgação/Agência Arizona)

Estamos no período de inverno. Se você tem planos de aproveitar o recesso escolar de julho para ir a Bonito, não se sinta impedido por receio de pegar baixas temperaturas. É um erro pensar que o principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul não funciona nesta época do ano só porque o turismo local é baseado em atividades ao ar livre.

O frio na região é considerado ameno, as águas das nascentes de todos os rios mantém a mesma temperatura do resto do ano, entre 22° e 24° graus, e isso já é uma garantia de pleno funcionamento das atividades de mergulho e flutuação, por exemplo. O fato é que não precisa ter medo da estação mais fria do ano em Bonito, mas isso não significa desprezar suas vestimentas adequadas para se proteger e manter o corpo aquecido.

Fora isso, o inverno é a estação que menos chove na região, o nível das águas dos rios baixam e o risco do seu passeio ser cancelado pela chuva é quase zero. Se você curte cair na água, saiba que nos passeios aquáticos, independente da estação do ano, é obrigatório o uso de roupa de neoprene, um tipo de equipamento que mantém a temperatura do corpo.

“Quando você entra na água é como se estivesse debaixo do chuveiro, é uma sensação térmica muito agradável porque dentro da água a temperatura é mais alta do que a temperatura externa”, disse Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo especializada em trilhas e roteiros de bike em Bonito.

Turistas em passeio de bike sob temperatura de 10 graus em Bonito na semana passada (Foto: Divulgação/Rota Aventura)
Turistas em passeio de bike sob temperatura de 10 graus em Bonito na semana passada (Foto: Divulgação/Rota Aventura)

Já o passeio de cachoeira é bem mais  complicado no inverno. “As cachoeiras são naturalmente frias porque estão mais distantes das nascentes dos rios, e no inverno a água fica bem gelada. Eu não recomendaria, mas os mais aventureiros encaram. Eu mesmo já encarei”, ressaltou Allan Velcic.

Opções de passeios interessantes não faltam. Há muito mais atrativos que você pode fazer sem ter que sofrer. Allan Velcic sugere fazer rapel, visitar grutas, praticar arvorismo, andar de quadriciclo, observação da fauna e flora, passeio a cavalo e passeio de bike. São os chamados passeios secos, considerados bem tranquilos no inverno.

Adriana Merjan, da operadora Bonito Away recomenda fazer cavalgada no por do sol, passeio de quadriciclo na Trilha Boiadeira, passeio de barco no Porto da Ilha, que é incrível, arvorismo, visitar a Gruta de São Miguel, a Estância Mimosa e a Nascente Azul. “Na verdade os mais prejudicados nesta época do ano são os passeios de cachoeira. O resto é tudo show de bola”, garante Allan Velcic.

Nos siga no Google Notícias