ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Dicas do que fazer em casos de voos atrasados ou cancelados

Por Paulo Nonato de Souza | 12/12/2025 11:17
Dicas do que fazer em casos de voos atrasados ou cancelados
Imagem do Aeroporto Internacional de Campo Grande em meio a caos desta semana por conta do vendaval em São Paulo (Foto: Dayene Paz)

A semana foi complicada para quem tinha viagem de avião com partida, chegada ou conexão nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. Em razão do vendaval com rajadas de ventos de 96 km/h na região da Grande São Paulo, foram vários dias de caos e inúmeros voos cancelados pelas companhias aéreas, situação que afetou todo o país. O Aeroporto Internacional de Campo Grande, por exemplo, também teve voos cancelados que partiriam para a capital paulista.

Hoje a situação parece normalizada, mas foram dias tensos de filas intermináveis nos balcões das companhias aéreas e passageiros sem saber o que fazer. Em nota enviada para a redação do Campo Grande News, a Latam faz algumas recomendações aos passageiros em dias de meteorologia adversa ou outros fatores alheios ao controle humano. “Se você já está no aeroporto, consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque e altere a sua viagem se necessário”, sugere.

A recomendação é a mesma para quem ainda está a caminho do aeroporto. No caso da Latam, diz que o procedimento de alteração da viagem pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagem do aplicativo ou diretamente no site oficial da empresa. “O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center”, informa.

Clientes que necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. De acordo com a nota da Latam, basta relatar a situação via WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.

Ainda conforme a nota da Latam, os passageiros que não tiveram voos cancelados nos dias do vendaval, entre quarta-feira, 10, e esta sexta-feira, 12, com origem, destino ou conexão em São Paulo, mas que decidiram não embarcar, também podem alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos nas aeronaves.

Segundo a Gol, os passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos podem alterar o voo sem custos adicionais. A companhia diz que a mudança é autorizada “dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la”. Para isso, os passageiros devem entrar em contato com a Central de Relacionamento da Gol por meio do chat no site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.

A empresa diz que os passageiros impactados por atrasos e cancelamentos estão “recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”. E em razão dos voos afetados, as Gol está recomendando que os passageiros fiquem atentos às notificações por e-mail, SMS e WhatsApp, além de acompanhar as reservas no site www.voegol.com.br ou aplicativo.

A Azul também liberou a alteração de viagens até o dia 18 de dezembro sem cobrança de taxa de remarcação, válida para passagens emitidas para os dias 11 e 12, quinta-feira e sexta-feira. Os passageiros também podem optar pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra viagem, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.