ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Dicas para quem prefere a solidão como companheira na viagem de férias

Liberdade para decidir o que fazer na hora que quiser é uma das vantagens de se lançar sozinho no mundo

Paulo Nonato de Souza | 19/12/2019 06:12
Viajar sozinho ou sozinha exige coragem para estar no comando de todas as suas decisões (Foto: Reprodução)
Viajar sozinho ou sozinha exige coragem para estar no comando de todas as suas decisões (Foto: Reprodução)

Viajar sozinho nas férias pode até parecer estranho, mas é mais comum do que se imagina. “É como ir em busca do eu interior, o olhar para dentro de si mesmo, guiando seus próprios passos no controle de toda a viagem, sem ninguém para dizer não quando deseja o sim, ou o sim quando prefere o não”, revela a campo-grandense Rebeca Santiago Pereira, de 28 anos.

Motorista de aplicativo, Rebeca conta que viaja sozinha desde os 18 anos. “O campo-grandense é muito provinciano, prefere ficar no mundinho dele, no máximo viaja para a praia e posta em suas redes sociais, e eu odeio isso. Prefiro ser uma pessoa do mundo. Comecei viajando pelo Brasil, depois América do Sul, Estados Unidos, Europa e agora estou numa onda de conhecer países asiáticos. Quero ir ao Camboja, Laos e Vietnã”, revela.

O bom de viajar sozinho é que você estará no comando geral de tudo, exercendo sua autoconfiança e independência para aprender a se virar sozinho diante das oportunidades para conhecer pessoas e lugares. O ruim está nos imprevistos que podem ocorrer em qualquer viagem, como acidentes e problemas de saúde, por exemplo.

“Estando sozinho num país estranho, seja qual for o perrengue, a decisão é sua, mas isso também te faz crescer”, afirma o personal trainer Pedro Henrique Soares, 32 anos, que acaba de retornar de um giro por vários países africanos. “Você vai fazendo amizades por onde passa, mas é preciso ter coragem para se lançar sozinho no mundo”, afirma.

Está disposto a encarar? Se você sempre viajou com a família ou na companhia de amigos, namorada ou namorado, mas sonha viajar desacompanhado, listamos algumas dicas da Maxmilhas, empresa líder do mercado de milhas aéreas no Brasil, sobre cuidados que se deve tomar antes e durante a sua a viagem solitária pelo Brasil ou no exterior. Veja abaixo:

1 - Pesquise muito sobre seu destino

É essencial conhecer bem o local para onde irá viajar: como chegar, que tipo de transporte é o mais recomendado, as distâncias, os cuidados a serem tomados nos passeios turísticos, onde é seguro ir, onde não é seguro. Ajuda a evitar surpresas se já chegar ao destino sabendo o que fazer e como fazer. A dica é ler bastante a respeito do lugar escolhido.

2 - Avise alguém sobre sua viagem

Mantenha alguém informado sobre o seu itinerário, seja um parente ou um amigo. Uma prática recomendável é conversar com esta pessoa todos os dias da viagem. Hoje em dia, com as facilidades oferecidas por aplicativos, uma mensagem basta para dizer que está tudo bem. Afinal, imprevistos acontecem e é bom ter alguém de sobreaviso.

3 - Não esquecer os documentos

Antes de partir certifique-se de que está levando toda a documentação necessária com você. Para viagens internacionais, por exemplo, veja se o destino exige passaporte e visto ou se apenas seu documento de identidade basta, considerando que as regras variam muito de país para país, e isso vale para todo e qualquer passeio durante a viagem.

Além de seus documentos, verifique se o dinheiro que leva é o suficiente, se está tudo certo com seu cartão de crédito, porque você poderá precisar dele, e também com o seu celular, outro item importante em uma situação de emergência.

4 – Leve medicamentos de emergência

Caso tenha uma gripe ou um problema estomacal, por exemplo, não haverá outra pessoa para ir à farmácia por você. Logo, monte uma pequena farmácia particular com tudo aquilo que pode ser necessário, desde antigripais, remédios para dor de cabeça e problemas de digestão, até band-aids e antialérgicos.

5 – É recomendável o seguro viagem

Viajar sozinho significa estar por sua conta e risco. Portanto, um item fundamental é o seguro viagem. Não corte essa despesa porque ela poderá ser de muita valia em uma situação de dificuldade, os chamados gastos extras, como extravio de bagagem, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias