ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Documento digital brasileiro chega para “salvar” o turismo

Paulo Nonato de Souza | 17/06/2021 08:12
Por meio de um código QR será possível acessar as informações a saúde do titular do passaporte digital (Foto: Reprodução
Por meio de um código QR será possível acessar as informações a saúde do titular do passaporte digital (Foto: Reprodução

Em meio a polêmica sobre seu real significado, se discriminatório ou uma boa iniciativa para facilitar a circulação das pessoas, o Brasil também já tem o seu Certificado Verde Digital, popularmente chamado de “passaporte da vacina”. Inspirado no documento adotado no dia 9 deste mês na União Europeia, o projeto de Lei que criou o Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária, aprovado no Senado, chegou com a proposta de facilitar a retomada do turismo e as viagens dentro do país.

A certificação trará informações quanto a imunização do seu titular por meio de um código QR que poderá ser  digitalizado para o acesso aos dados. Ao informar que a pessoa foi totalmente vacinada contra a Covid-19, se contraiu a doença e se recuperou, ou se testou negativo recentemente para o coronavírus, a ideia é de que o documento permitirá viagens e circulação mais seguras.

Se a pessoa estiver vacinada e com testagem negativa para a Covid-19 estará liberada para viajar pelo Brasil e até frequentar locais e eventos com grande concentração de público, incluindo jogos de futebol, sem a necessidade de exames extras ou quarentena.

Pela lei, na entrada dos estabelecimentos deverá ter a seguinte mensagem: “O ingresso neste local está condicionado à apresentação do Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS)”. Estrangeiros não residentes no Brasil poderão utilizar certificados sanitários internacionais que sejam equivalentes ao brasileiro.

De acordo com a proposta aprovada pelo Senado, os imunizantes e testes aceitos no passaporte da vacina serão definidos pelas autoridades da área da saúde, e os governos federal, estaduais e municipais irão definir os lugares onde o certificado será obrigatório.

Na mesma plataforma digital, será possível emitir o Certificado de Nacional de Vacinação (CNV), Certificado de Vacinação Internacional e Testagem (CVIT), Certificado de Testagem (CT) e o Certificado de Recuperação de Doença Infectocontagiosa (CRDI).

Gratuito e bilíngue, o passaporte aprovado pela União Europeia para facilitar o trânsito dentro do continente europeu sem a necessidade de quarentena ou apresentação de testes adicionais de Covid-19, entrará em vigor a partir do dia 1º de julho. Já a proposta aprovada no Senado, no dia 10 deste mês, ainda dependerá da apreciação na Câmara dos Deputados e da sansão do presidente Jair Bolsonaro.

Nos siga no Google Notícias