ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Entenda como é o processo de renovação de visto americano

Paulo Nonato de Souza | 27/04/2022 08:25
A renovação do visto americano está bem mais tranquila em relação ao tempo de espera para quem busca o documento pela primeira vez - Foto: Reprodução
A renovação do visto americano está bem mais tranquila em relação ao tempo de espera para quem busca o documento pela primeira vez - Foto: Reprodução

A espera na fila do agendamento de entrevista para conseguir o visto de turismo americano pode chegar a quase um ano. No consulado dos Estados Unidos em São Paulo, por exemplo, a demora é de 321 dias. Nos outros três consulados o aguardo é de 277 dias no Rio de Janeiro, 269 dias em Porto Alegre, 238 dias em Brasília e 179 dias Recife.

Mas, pelo menos no que se refere a fila de espera para obtenção do documento, a situação pode ser bem mais tranquila se você tem visto vencido e apenas busca a renovação. Se este for o seu caso, a fila de espera no consulado em São Paulo pode ser de 20 a 30 dias úteis a contar a partir do dia da entrada da papelada na repartição americana, com a ressalva de que esse prazo pode ser alterado por conta da pandemia.

O custo para renovação do visto é de R$ 1.250,00 por solicitante, sem esquecer que o valor em real segue a taxa do dólar. No processo de solicitação, além do formulário, você precisa assinar um Termo de Ciência com itens como “Não havendo a concessão do visto, não haverá devolução de valores pagos anteriormente para início do processo” e “Os prazos a mim informados para a análise de meu processo são estimados e dependem  exclusivamente da Embaixada/Consulado em questão”.

A forte demanda é herança da  pandemia da Covid-19. Os vistos atualmente em processo de emissão já haviam sido solicitados e não concluídos por conta do fechamento dos consulados e da Embaixada. Por isso, qualquer que seja a situação, a Embaixada americana recomenda aos brasileiros que desejam visitar o país para que façam seu planejamento levando em consideração a espera para a emissão do documento, obrigatório para a entrada nos Estados Unidos.

Outra dica importante é não comprar o seu pacote de viagem antes da obtenção do visto, porque pode ser que você não seja aprovado. Portanto, é melhor não correr risco de ficar no prejuízo, até porque não é necessário ter passagem comprada para solicitar o documento. Veja abaixo a lista de requisitos para iniciar o processo de renovação do visto americano:

• Passaporte atual com validade mínima de 06 meses,

• Passaporte anterior  com o visto americano/carimbos de entrada,

• Certidão de casamento, se for o caso/averbação; cópia

• Cópia do visto dos familiares, se for o caso;

• Cópia da CNH ou RG;

• 01 foto impressa no tamanho 5x5cm ou 5x7cm colorida, recente, fundo branco, roupa de cor escura, sem adornos (presilhas, faixas, brincos, colares, óculos) de frente, sem franja, mulheres com cabelo amarrado para trás livrando todo o contorno de rosto, orelhas e pescoço, não pode estar sorrindo, cabeça/pescoço e parte superior do tronco centralizada e ocupando aproximadamente 65% da foto.

• Formulário preenchido e Termo de Ciência assinado,

• Pagamento da taxa.

• O solicitante não pode ter visto americano recusado anteriormente, de qualquer categoria;

• O solicitante deve ter tido suas impressões digitais colhidas em uma Embaixada ou Consulado americano na entrevista anterior;

• O visto anterior deve estar válido ou vencido até 11 meses;

• O solicitante não pode ser menor na época que solicitou o visto que será renovado;

• O visto solicitado deve ser da mesma classificação que o visto anterior emitido. Vistos B2 e B1/B2 são considerados da mesma classificação.

Nos siga no Google Notícias