ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Entenda porquê está difícil conseguir o visto americano

Paulo Nonato de Souza | 30/10/2021 08:21
Os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado de viagens (Foto: Reprodução)
Os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado de viagens (Foto: Reprodução)

A flexibilização das restrições com a abertura das fronteiras dos Estados Unidos para os turistas brasileiros, a partir do dia 8 de novembro, provocou uma corrida em busca do visto americano. O serviço de emissão do documento foi suspenso na Embaixada e nos consulados no Brasil por causa da pandemia de Covid-19, e quatro dias depois de o presidente Joe Biden assinar o decreto que permite a entrada de estrangeiros 100% vacinados, o sistema de agendamento de entrevistas já sinaliza que só há vagas para atendimento a partir de 31 de janeiro de 2022.

Com as férias de fim de ano se aproximando e a vacinação avançando, todas as pesquisas das plataformas especializadas em venda de passagens e pacotes turísticos mostram que os brasileiros querem voltar a viajar, e a abertura das fronteiras americanas já tem reflexo no mercado. A busca por passagens aéreas nacionais dobrou entre os meses de junho e setembro em comparação com o mesmo período de 2020, e por conta disso os preços subiram 36%, mas triplicaram as buscas por voos internacionais, especialmente para os Estados Unidos, e os preços foram puxados para baixo em 8%.

Em entrevista coletiva, esta semana, em Brasília, o porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos, Tobias Bradford, informou que as emissões de todos os tipos de vistos, serão retomadas a partir de 8 de novembro, e que todas as equipes consulares da Embaixada e Consulados vão fazer de tudo para disponibilizar o máximo possível de vagas para entrevistas dos brasileiros interessados em visitar o país.

As entrevistas para visto de turista marcadas antes da Covid-19, e que não aconteceram por conta da pandemia, poderão ser reagendadas para uma data de acordo com a disponibilidade. Para todos os casos, incluindo renovação de visto, a Embaixada recomenda que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários.

Pelas novas regras anunciadas na última segunda-feira, 25, os estrangeiros que viajarem para os Estados Unidos vão ter que apresentar teste negativo da Covid-19 e também o comprovante de vacinação completa. As vacinas aceitas serão todas que tiveram a aprovação integral do FDA, órgão que cumpre o mesmo papel da Anvisa no Brasil, e todas as que estão na lista da Organização Mundial da Saúde, inclusive o mix de vacinas (cruzamento de marcas diferentes de imunizantes).

Se você já está 100% imunizado e pretende viajar para os Estados Unidos, veja a lista das vacinas já autorizadas pela OMS: Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/AstraZeneca (produzida no Brasil pela Fiocruz), Janssen (Johnson & Johnson), SinoPharm e CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham.

Veja abaixo como está a situação dos agendamentos de entrevistas para o visto americano:

Renovação de visto de turista:

Próxima data disponível em São Paulo: Indisponível
Próxima data disponível em Recife: Indisponível
Próxima data disponível em Rio de Janeiro: 31/01/2022
Próxima data disponível em Brasília: 22/02/2022
 Próxima data disponível em Porto Alegre: 01/07/2022

Vistos de turismo e negócios:

Próxima data disponível em São Paulo: 29/04/2022
Próxima data disponível em Recife: 10/02/2022
Próxima data disponível em Rio de Janeiro: 01/02/2022
Próxima data disponível em Brasília: 31/01/2022
 Próxima data disponível em Porto Alegre: 15/02/2022

Acesse o site oficial da Embaixada dos Estados Unidos para tirar dúvidas sobre a sua viagem.

Nos siga no Google Notícias