ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Foco dos brasileiros é viajar para lugares sem aglomerações

Paulo Nonato de Souza | 20/07/2021 08:12
Guia conduz turistas em trilha na Estância Mimosa, atratitivo turístico em Bonito (Foto: Beto Nascimento/Arquivo)
Guia conduz turistas em trilha na Estância Mimosa, atratitivo turístico em Bonito (Foto: Beto Nascimento/Arquivo)

Com as restrições e fechamento de fronteiras mundo a fora por conta da pandemia de Covid-19, os brasileiros que antes viajavam para o exterior, agora podem conhecer melhor o Brasil, e o turismo de natureza se apresenta como a principal alternativa neste momento em que o foco dos viajantes se volta para destinos afastados de aglomerações, contato mínimo com outras pessoas e atividades ao ar livre.

Antes da pandemia o turismo de natureza no Brasil era quase uma exclusividade dos turistas estrangeiros e dos brasileiros praticantes dos chamados esportes de aventura. Dados do IBGE mostram que em 2019 o segmento atraiu 18,6% de gringos e movimentou 26% das viagens realizadas a lazer por brasileiros.

Mas o quadro tem mudado desde 2020 e a tendência é que mais brasileiros descubram lugares no país que nem imaginavam conhecer. Levantamento da agência de viagens online Booking.com mostra, por exemplo, que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados  em meio a natureza, e o Brasil é um país privilegiado pelas suas belezas naturais, o único no mundo com seis biomas: Pantanal, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.

O segmento é tema de uma campanha lançada neste mês pelo Ministério do Turismo com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”. A ideia é proporcionar maior visibilidade aos destinos de natureza no país e reforçar a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. “Temos atrativos ainda pouco conhecidos que agora podem ser visitados pelos cerca de 11 milhões de brasileiros que antes só viajavam para o exterior”, disse o ministro Gilson Machado Neto.

Em nota sobre a campanha, o Ministério do Turismo diz que o ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial mostra o Brasil no topo dos principais destinos do mundo no segmento de turismo de natureza.

“Nada se compara ao Brasil quando falamos em recursos naturais”, destaca. Segundo o MinTur, entre os destinos brasileiros mais procurados atualmente para turismo em natureza estão Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

Nos siga no Google Notícias