ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Hotéis e agências de viagens lideram lista de turismo seguro

Paulo Nonato de Souza | 13/05/2021 08:12
Em Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, são 85 empresas de turismo com a certificação do MinTur (Foto: Estância Mimosa/Reprodução)
Em Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, são 85 empresas de turismo com a certificação do MinTur (Foto: Estância Mimosa/Reprodução)

Criado em junho de 2020 pelo Ministério do Turismo para identificar boas práticas de combate ao Covid-19 nos destinos turísticos do Brasil, o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” já certificou 27.817 empresas prestadoras de serviços no setor, a maioria agências de viagens e meios de hospedagens. Juntos, segundo dados do MinTur, os dois segmentos representam 52% do total de selos emitidos em todo o país.

Em Mato Grosso do Sul são 296 certificados, com liderança de Campo Grande, 87, e Bonito, 85. “O nosso estado saiu na frente com iniciativas de certificação com o apoio do Sebrae e Sesi, que desenvolveram protocolos individuais em Bonito, mas mesmo assim é importante a adoção do selo do Ministério do Turismo como forma de comunicar isso aos turistas nacionais e internacionais”, avaliou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sule presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

São 15 categorias de estabelecimentos e atividades que vão desde meios de transporte e hospedagem até casas de espetáculos e empresas de alimentação. Para receber o selo, estabelecimentos e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar o cumprimento de protocolos de higiene e segurança, que são específicos para cada tipo de atividade.

COMO EMITIR O SELO - O selo é gratuito, e para fazer a solicitação o estabelecimento só precisa apresentar situação regular no Cadastur. Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.

O Selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O estabelecimento pode disponibilizar um QR Code juntamente com o Selo pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Caso o turista verifique a ausência da adoção aos protocolos de biossegurança pode entrar em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.

Nos siga no Google Notícias