ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Ilhabela é lugar perfeito para sua viagem de fim de ano

Paulo Nonato de Souza | 07/10/2021 08:19
Ilhabela é como voltar no tempo e sentir a sensação de estar na época do descobrimento do Brasil (Foto: Reprodução)
Ilhabela é como voltar no tempo e sentir a sensação de estar na época do descobrimento do Brasil (Foto: Reprodução)

Ilhabela, um paraíso no litoral norte de São Paulo. Se você pretende curtir a sensação de liberdade nestas férias de final de ano em algum destino de praia, depois de quase dois anos de tensão por conta da pandemia de Covid-19, uma boa dica é a segurança e tranquilidade de uma ilha rodeada pela Mata Atlântica e com mais de quarenta praias, trilhas para diferentes perfis de visitantes, pontos de mergulho e dezenas de cachoeiras.

Na hora de decidir o destino da viagem de férias, o arquipélago de Ilhabela nunca esteve no topo da lista de lugares preferidos dos sul-mato-grossenses, especialmente dos campo-grandenses, que na grande maioria prefere as praias de Santa Catarina. Mas é um lugar que vale a pena, onde a natureza é exuberante, uma espécie de santuário do ecoturismo com praias.

Para começo de conversa a ilha tem 85% do seu território preservado pelo Parque Estadual de Ilhabela. “Antes da pandemia estive de férias por duas vezes em Ilhabela. O lugar é demais. Para quem curte natureza é como você passar férias no Pantanal, só que com mar e praias deslumbrantes”, garante o funcionário público municipal Giovani Santana de Souza. “Ficamos lá quase uma semana e não cruzamos com ninguém de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

De acordo com o Panrotas, produtora de conteúdo voltado para o profissional de turismo no Brasil, a diversidade de atrativos naturais, o ecoturismo e as atividades ao ar livre fazem de Ilhabela um destino diferenciado, seja para aqueles que viajam em família, com os amigos ou sozinhos. “A biodiversidade dos mares proporciona um espetáculo de golfinhos e baleias que encanta os banhistas em diferentes épocas do ano”, ressalta.

A ilha tem opções de passeios também para os viajantes que gostam de se aventurar pela cultura e história do lugar. A formação da ilha ocorreu há mais de 15 mil anos. Passear pelo lugar é como voltar no tempo e sentir a sensação de estar na época do descobrimento do Brasil. Por exemplo, a Fazenda Engenho D’água concentra a antiga sede de um dos principais engenhos de cana-de-açúcar do litoral paulista.

É comum encontrar pessoas que sempre tiveram o sonho de viver em uma ilha no mar. Pois em Ilhabela isso pode se tornar realidade nem que seja nas suas férias. Para você se sentir em casa, são 14 comunidades tradicionais que vivem no entorno da ilha e são essenciais para a preservação dos saberes e da cultura caiçara, um termo de origem tupi que define os descendentes de índios e portugueses que chegaram ao Brasil a partir do século 16.

A maior concentração de caiçaras fica nas praias de Castelhanos e Bonete, onde vivem da pesca e do turismo. Há uma série de passeios por terra ou mar para Castelhanos, passeios de barco para o Bonete e opções de passeios privados de lanchas para praias sem acesso a carros e passeios de escuna. Você só tem que se programar e viajar.

Nos siga no Google Notícias