ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Listamos 11 dicas para você viajar de carro na pandemia

Por Paulo Nonato de Souza | 26/09/2020 08:22
Com a pandemia os brasileiros estão descobrindo novos roteiros e também o prazer de viajar de carro (Foto: Helio Fazan/Arquivo)
Com a pandemia os brasileiros estão descobrindo novos roteiros e também o prazer de viajar de carro (Foto: Helio Fazan/Arquivo)

Com os destinos turísticos regionais em alta por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), que mantém as fronteiras internacionais fechadas, pegar a estrada virou uma opção importante para os deslocamentos dos viajantes brasileiros com tendência de prevalecer mesmo depois que tudo voltar à normalidade.

As pessoas estão descobrindo novos e velhos roteiros próximos de onde vivem para viagens rodoviárias de até 500 km, segundo Guilherme Paulus, vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

Como viajar de avião, mesmo com todas as garantias de segurança sanitária oferecidas pelas companhias aéreas, tem sido motivo de polêmica pelo fato de não haver distanciamento de poltronas nas cabines das aeronaves, o que caracteriza aglomeração, o automóvel ganha a classificação de equipamento mais seguro para uma viagem em família, por exemplo.

Só não esquecer que além de todos os cuidados que todo mundo sempre precisou ter com o carros antes de ir para a estrada, como revisão mecânica, documentação e abastecimento, no novo normal a lista de procedimentos importantes ganhou novos componentes: máscaras, álcool em gel para os viajantes e higienização do veículo.

Veja abaixo 11 dicas da Skyscanner, empresa de comercialização de pacotes de viagens pela Internet, para você viajar de carro em tempo de pandemia:

1. Higienização do veículo:

As superfícies do carro devem ser higienizadas: Direção, câmbio, painel frontal, espelhos, maçanetas e até o botão do rádio, enfim, todas as partes do veículo que serão tocadas devem ser higienizadas com álcool 70º, álcool em gel, ou, caso haja restrições ao produto, água e sabão. Tudo isso, claro, além de ter as mãos do motorista e de todos os passageiros lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel.

2. Quando usar máscara no carro:

Se você viajar sozinho no carro ou acompanhado de pessoas com quem mora na quarentena não há necessidade de usar máscara durante a viagem de carro, mas deixe a máscara sempre à mão para que, assim que sair do carro, coloque com a devida segurança no rosto.

Se tiver alguém de fora, todos devem usar a máscara durante a viagem – lembre-se que você estará dentro de um recinto fechado com uma pessoa que, embora possa parecer saudável, pode estar contaminada de forma assintomática.

3. Janelas abertas ou ar-condicionado?:

Infectologistas afirmam que os vidros abertos oferecem uma melhor circulação de ar dentro do carro. O ar-condicionado pode viciar o ar respirado, aumentando a chance de contrair doenças respiratórias.

4. Restaurantes na beira da estrada:

Observe que podem existir regras diferentes relativas à abertura de serviços entre os estados brasileiros e até entre regiões de um mesmo estado. Assim, alguns restaurantes podem estar abertos aos clientes (obedecendo às devidas regras, como a capacidade limitada e o distanciamento entre as mesas) ou apenas fornecer a comida no sistema pague e leve.

Por outro lado, pode ser mais interessante e seguro você já levar um lanchinho para comer durante a viagem, sem se preocupar em encontrar restaurantes no caminho na hora em que a fome bater.

5. Aluguem de carro:

Com a retomada gradual do turismo, as locadoras de veículos já estão funcionando, mas, eventualmente, algumas podem não estar abertas ou trabalhar em horários diferenciados. Isso sugere que você verifique com a empresa contatada sobre receber e entregar o veículo para evitar encontrar a locadora de portas fechadas.

Verifique também os cuidados com a higienização do carro pela locadora. Na dúvida, não deixe de passar o álcool gel nas superfícies.

6. Novidades sobre as regras de locação na pandemia:

Esteja atento para as flexibilizações motivadas pela pandemia. Além dos cuidados com a higienização, pergunte sobre a possibilidade de você alterar ou cancelar a reserva sem que isso implique multa.

7. Seguro do carro:

Independentemente do coronavírus, sempre é aconselhável que o veículo tenha seguro. Nos carros alugados, o seguro já costuma estar incluído no preço da locação.

8. Campings e albergues estão abertos?

Pode ser que sim, pode ser que não. Infelizmente, muitos estabelecimentos não resistiram à suspensão do turismo durante a pandemia e fecharam as suas portas de vez. Outros estão aguardando períodos mais estáveis para reabrir. O melhor a fazer é pegar a estrada já com endereço garantido de onde irá comer e se hospedar.

9. Barreiras sanitárias:

Não há problema em viajar de carro na pandemia, mas é possível que ao longo da estrada, ou na entrada de cidades, você passe por barreiras sanitárias e tenha sua temperatura medida. Colabore sempre, é uma medida de segurança para todos.

10. Para onde viajar de carro?

Procure viajar para locais em que o índice de contágio não seja muito alto ou esteja em declínio. No site Coronavírus Brasil, mantido pelo Ministério da Saúde, você pode verificar estado a estado, cidade a cidade, como está o número de casos novos e de óbitos.

11. Devo viajar agora?

Viajar de carro é uma tendência por ser considerada mais segura, mas quanto pegar a estrada agora, só a partir de novembro deste ano ou depois de janeiro de 2021, cabe a cada um decidir. O ideal é que não haja relaxamento quanto aos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde para evitar o contágio e a propagação do coronavírus, e que todos sejam preocupação de todos.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário