Museu da Fórmula 1 é atração turística no interior paulista

Parada obrigatória para os fãs de carros de corrida! É o Museu da Fórmula 1, recém-inaugurado no Parque Dream Car, na cidade de São Roque, distante apenas 60 km de São Paulo, com acesso pela estrada SPV-077, mais conhecida como Rota do Vinho de São Roque. O automobilismo brasileiro talvez nunca mais tenha estrelas mundiais como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet e Ayrton Senna, mas ficou para eternidade a história desses pilotos maravilhosos e um imenso legado de fãs.
O espaço temático reúne tributos a carros e pilotos que marcaram diferentes eras do automobilismo mundial. São 165 carros em exposição com direito a shows de manobras na programação dos fins de semana, além de passeios e até a possibilidade de dirigir carros de marcos luxuosos como Ferrari, Porshe e Tesla Cybertruck.
“Aqui é o lugar para explorar de perto máquinas lendárias que moldaram a indústria, seja pelo design revolucionário, potência nas pistas ou pela presença em filmes famosos”, diz nota no site oficial do museu. Os modelos de F1 são réplicas em tamanho real, assinados pelo premiado designer Adhemar Cabral, todos construídos com atenção aos detalhes para reproduzir fielmente os veículos que protagonizaram capítulos importantes da história da Fórmula 1 em diferentes épocas.
De acordo com a jornalista Carol Della Vecchia, do site Melhores Destinos, o modelo mais antigo em exibição, no momento, é o Mercedes-Benz W196. Conhecido como “Flecha de Prata”, esse carro é igual ao pilotado pelo argentino Juan Manuel Fangio quando conquistou os títulos mundiais de 1954 e 1955. Do herói nacional Ayrton Senna, o museu reúne duas motocicletas e três carros iguais aos usados por ele ao longo da carreira. O mais antigo deles é o Lótus 97T, idêntico ao da primeira vitória de Senna na Fórmula 1, no GP de Portugal, em 1985.
Em exposição também há um modelo McLaren MP4/8 usado por Ayrton Senna na temporada de 1993. Para completar a homenagem a Senna, há um modelo do Williams Renault FW16, usado na última temporada do piloto brasileiro, em 1994. O carro mais atxual da exposição é o Ferrari SF-23, parecido com o usado por Charles Leclerc em 2023.
Os apaixonados por velocidade e pela Fórmula 1 podem ver de perto as réplicas de carros de Nelson Piquet, lembrado no museu com os modelos Williams Honda FW11 e FW11B, utilizados pelo piloto nas temporadas de 1986 e 1987. O modelo FW11B, número 6, foi justamente o carro do tricampeonato mundial do piloto em 1987.
COMO CURTIR O MUSEU E A HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 – Fica na Estrada do Vinho, 7.901, em São Roque (SP). O valor do passeio é de R$ 119 por pessoa a depender da atração. O Museu da F1 é um espaço dentro do Museu de Carros, portanto, está incluso no ingresso do museu. Informações sobre compra de ingresso pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou no site oficial do DreamCarMuseu.

