ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Turismo de observação de onça no Pantanal! Vai encarar?

Paulo Nonato de Souza | 29/07/2021 08:02
Onça-pintada em cima de um arbusto na Fazenda San Francisco, em Miranda (Foto: Edir Alves/Guia turístico)
Onça-pintada em cima de um arbusto na Fazenda San Francisco, em Miranda (Foto: Edir Alves/Guia turístico)

Ver de perto uma onça-pintada. Este parece ser o sonho da maioria das pessoas que viajam em números cada vez maiores para curtir a natureza no Pantanal. A oportunidade de “encarar” o maior felino das Américas e o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas dos tigres e leões, passou a ser uma missão não tão difícil e perigosa desde que virou prática do turismo ecológico, uma atividade que gera renda, cria empregos e promove a conscientização ambiental.

Os turistas brasileiros que antes “invadiam” o Pantanal apenas no período de pesca, entre fevereiro e maio, também começaram a aderir ao turismo de observação de onça, mas o setor ainda é dominado pelos gringos. Antes da pandemia de Covid-19 o segmento movimentava R$ 40 milhões por temporada, período entre junho e outubro, a maioria estrangeiros, conforme dados da ONG Panthera Brasil, que desde 2014 trabalha diretamente na preservação da onça-pintada no Pantanal.

A integração e conscientização dos pecuaristas para a preservação da onça-pintada, como uma espécie importante para o turismo de observação de animais e geração de emprego e renda, facilitaram o avistamento dos temidos felinos, normalmente arredios e raramente flagrados na natureza.

Nos últimos anos tem sido mais frequente as histórias de avistamentos, que sempre chamam a atenção, mesmo de quem não curte natureza, como a do guia de turismo Edir Alves, que atua na Fazenda San Francisco, em Miranda, município localizado a 207 km de Campo Grande. A cena inesquecível foi registrada durante um safári no atrativo.

Ao se aproximar do ponto conhecido como mirante, uma espécie de torre de observação, de onde é possível visualizar toda a trilha da fazenda, Edir conta que percebeu a presença de uma onça-pintada a poucos metros.

"Conversei com os turistas e todos toparam tentar um avistamento melhor, e quando nos aproximamos do local a onça não estava mais lá, mas ficamos na expectativa de que o animal pudesse retornar e tivemos a recompensa, porque em um arbusto, cerca de 500 metros de distância, lá estava uma onça”, disse o guia da Fazenda San Francisco, considerada por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, sobretudo para felinos e aves, com seis das oito espécies de felinos brasileiros registradas oficialmente.

Segundo Edir Alves, não era a mesma onça que havia avistado do alto do mirante. “Não era a mesma que avistamos no primeiro momento, pelo comportamento percebi que se tratava de um animal jovem que ainda está dependendo da mamãe”, afirmou ele.

Cuidados – Avistar onça-pintada pode não ser mais uma missão  impossível, mas até por isso a aventura requer alguns cuidados especiais. Veja abaixo algumas dicas essenciais:

  • O passeio nunca deve acontecer sem a presença de um guia treinado.
  • Se a onça estiver na margem do rio, manter uma distância mínima de 10 metros, e 30 metros se o avistamento acontecer no meio do mato.
  • Não é permitido alimentar as onças nem tentar cevá-las (alimentar o animal na  tentativa de domesticá-lo).
  • É expressamente proibido atrapalhar a travessia da onça na água ou em qualquer outro percurso.
  • Manter silêncio e nunca, de forma alguma, tentar atrair a atenção do animal.
Nos siga no Google Notícias