ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Vai pra onde? Opções não faltam para as férias de julho

Paulo Nonato de Souza | 29/06/2022 12:48
Cachoeira com cerca de 186 metros de queda livre em São Roque de Minas, um destino do interior mineiro para visitar em família - Foto: Reprodução
Cachoeira com cerca de 186 metros de queda livre em São Roque de Minas, um destino do interior mineiro para visitar em família - Foto: Reprodução

Férias de julho, férias de meio de ano ou simplesmente recesso escolar? Seja qual for a sua definição, o fato é que são duas semanas para curtir e, melhor ainda, estão logo aí. Começa no próximo dia 11 e vai até o dia 25. Para muitos brasileiros, o período é ideal para viajar e fazer turismo em família.

Opções de destinos não faltam em Mato Grosso do Sul e no restante do país, caso você não tenha se planejado para aproveitar o alívio nas restrições da pandemia para fazer uma viagem internacional. No Brasil há uma grande diversidade de destinos que são acessíveis por carro e não exigem muito planejamento.

Florianópolis, em Santa Catarina, é uma boa dica. Sempre no topo dos lugares de praias preferidos dos sul-mato-grossenses, Floripa está a 1.300 km de distancia desde Campo Grande e vale avaliar se compensa ir de carro, apesar dos elevados preços dos combustíveis. Ah,  se achar que sim, não esqueça da revisão mecânica e de verificar a validade do seguro do veículo.

Mesmo no inverno é irrecusável um passeio pelas praias de Florianópolis. Mas, caso prefira não curtir a beleza do litoral catarinense, a cidade tem outras atrações, como o Centro Histórico, o Largo da Alfandega, a Praça 15 de Novembro, o Museu Histórico e a Catedral Metropolitana.

Se prefere contato com a natureza de outras regiões do país, São Roque de Minas, a 1.100 km de Campo Grande, é um destino para ficar sempre na memória. O município mineiro faz parte do Circuito Turístico da Canastra, lugar conhecido nacionalmente pela produção do queijo artesanal típico da região, abriga a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d’Anta, que tem cerca de 186 metros de queda livre.

O acesso de carro a partir de Campo Grande pode ser via Ribeirão Preto, São Paulo. Se vai de avião até Campinas, o acesso é pela BR-491 (sentido Passos) e continuar na BR-050 até Pimhui. Em seguida, basta pegar a MG-341 até São Roque de Minas. Quem sai de Belo Horizonte, o ideal é pegar a BR-381 (Fernão Dias) e depois a BR-262 sentido Triângulo Mineiro. Depois, a BR-050 São Roque de Minas.

O período é ótimo para viajar em família, se as finanças permitem. Como o frio já marca presença, também pode ser perfeito para fazer passeios culturais com as crianças, desde centros tecnológicos que nos levam a refletir o presente e a olhar para o futuro a museus que ajudam a contar a história do Brasil.

Faça uma viagem diferente de todas que já fez em família. Que tal viajar de trem? É uma boa alternativa para conhecer lugares e belas paisagens. Infelizmente o nosso país não oferece muitas opções nesse setor. Mas, mesmo com a depredação do patrimônio ferroviário, ainda temos 30 mil km ferrovias, segundo dados do site Transporte Ferroviário no Brasil. Pesquise e encontre seu destino preferido.

Nos siga no Google Notícias