ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 19º

TV News

Inédita por aqui, Sérgio produz manteiga de kefir, cremosa e probiótica

22/01/2020 07:00

Ingredientes:

3 colheres de sopa de iogurte de Kefir
300 gramas de nata

Modo de preparo:
O passo a passo é simples, porém detalhista. Misture o iogurte à nata e deixe descansar por dois dias.

A mistura deve ser coberta com plástico filme e reservada no armário da cozinha ou em cima da geladeira. Se o recipiente que receber a mistura for transparente o melhor é que descanse num local escuro. Faça alguns furos no plástico.

Depois da pausa você perceberá que a mistura continua a mesma, mas o cheiro ganha uma leve essência cítrica. Também é possível ver o surgimento de um soro.

No terceiro dia, antes de usar a batedeira coloque a mistura na geladeira por duas horas, para que fique gelada. (Isso também facilita a separação da gordura do soro).

Depois é só bater com o auxílio de uma batedeira e aguardar os TRÊS ESTÁGIOS: primeiro se forma uma textura semelhante ao chantilly; na segunda fase o creme talha e se separada do soro. Na última fase, a manteiga se separa do líquido chamado de buttermilk, ou Leitelho, muito usado nas confeitarias, sem gordura e sem lactose.

Nesse estágio utilize uma peneira para separar a manteiga do buttermilk. Para retirar todo o soro restante, coloque a manteiga peneirada em um recipiente e amasse colocando água gelada. Repita até que a água fica transparente.

Sua manteiga de kefir artesanal está pronta. Se preferir tempere com ervas ou como desejar.
Para aumentar a produção, vale ressaltar que se usa 1 colher de sopa de iogurte de kefir para cada 100 gramas de nata. Cada receita rende até 60% de manteiga.