ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

TV News

Inédita por aqui, Sérgio produz manteiga de kefir, cremosa e probiótica

22/01/2020 07:00

Ingredientes:

3 colheres de sopa de iogurte de Kefir
300 gramas de nata

Modo de preparo:
O passo a passo é simples, porém detalhista. Misture o iogurte à nata e deixe descansar por dois dias.

A mistura deve ser coberta com plástico filme e reservada no armário da cozinha ou em cima da geladeira. Se o recipiente que receber a mistura for transparente o melhor é que descanse num local escuro. Faça alguns furos no plástico.

Depois da pausa você perceberá que a mistura continua a mesma, mas o cheiro ganha uma leve essência cítrica. Também é possível ver o surgimento de um soro.

No terceiro dia, antes de usar a batedeira coloque a mistura na geladeira por duas horas, para que fique gelada. (Isso também facilita a separação da gordura do soro).

Depois é só bater com o auxílio de uma batedeira e aguardar os TRÊS ESTÁGIOS: primeiro se forma uma textura semelhante ao chantilly; na segunda fase o creme talha e se separada do soro. Na última fase, a manteiga se separa do líquido chamado de buttermilk, ou Leitelho, muito usado nas confeitarias, sem gordura e sem lactose.

Nesse estágio utilize uma peneira para separar a manteiga do buttermilk. Para retirar todo o soro restante, coloque a manteiga peneirada em um recipiente e amasse colocando água gelada. Repita até que a água fica transparente.

Sua manteiga de kefir artesanal está pronta. Se preferir tempere com ervas ou como desejar.
Para aumentar a produção, vale ressaltar que se usa 1 colher de sopa de iogurte de kefir para cada 100 gramas de nata. Cada receita rende até 60% de manteiga.